sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Já providenciou seu junper?Veja nosso dicionário de inverno.


Epaulettes, hoodie, hot pants não fazem parte de nenhum dicionário de português, mas vão e voltam nos de moda, dependendo da estação e das tendências. Para este inverno, algumas aparecem com frequência nas passarelas. Confira algumas e veja se se encaixam ao seu estilo.

Ankle boot - Estão em todas as passarelas. São as botas curtas, quase pelo ossinho do tornozelo, que neste inverno surgem de saltos altíssimos e plataformas na frente. Vêm totalmente fechadas, ou com tachas, redes, meio abertas. A maioria é preta, mas aparecem também em outros tons, como o nude.

Boyfriend - Essa é fácil, porque está há algumas temporadas: casacos e calças femininos, mas com apelo masculino e meio largão, como se tivessem sido emprestados do namorado.

Epaulettes - Adornos e insígnias que aparecem nas fardas militares, tendência muito forte para o inverno. Estão nos ombros, nos punhos, nas lapelas e bolsos.

Hoodie - Termo vem da palavra hood, em inglês: capuz. São jaquetas com capuz enorme, colocado de forma a esconder o rosto: visual bem hip hop, mas por aqui alguns modelos ganham certa sofisticação.

Hot Pants - Nos desfiles, têm aparecido aqui e ali. Trata-se de calcinhas curtas, mas altas até a cintura. É mais para passarela ou para quem adora fazer tipo, como Lady Gaga.

Jacquards - Em 1801, Joseph Marie Jacquard inventou uma máquina de tecer que deixava os tecidos, do lado direito, com tramas bem definidas e do avesso, os fios entrelaçados. Hoje a técnica evoluiu, mas o efeito na passarela, com um certo relevo nos tecidos, tem sido muito usado, assim como nos tricôs.

Jeans raw - Cru, em inglês, na moda designa jeans ecologicamente menos poluente, porque passa por menos lavagens. Seu processo de confecção começa a partir da escolha do algodão, que deve ser orgânico e com beneficiamento que não agrida o meio ambiente.

Jumper - Vestido cavado, para ser usado com uma blusa, camisa, camiseta por baixo. È peça constante em alguns desfiles e faz par com salopetes (mais cavadas, que também aparecem como macacão). Vêm em tecidos mais pesados ou mais leves. Bem feminino e prático.

Manchon (ou regalo)- Rolos de pele (no Brasil, falsas, claro) usados para aquecer as mãos. Fica bonito na passarela, mas nosso frio não requer tanto aquecimento.

Moulage - Processo em que o criador molda a roupa no próprio corpo da pessoa, formando volumes, drapeados e plissados únicos.

Patchworks - Lembra de colcha de retalhos. Pois bem, é quase isso. Na moda, aparece em peças que recebem tecidos com estampas e texturas diferentes, mesclando padronagens e volumes.

Richelieu e Guipure - Rendas não faltam neste inverno proposto pelos estilistas brasileiros, que colocam um pé no fetiche e na onde de lingerie. Então, tanto richelieu e guipure são tipos de renda que estão que decoram as peças.

Trench coats - Casacos com inspiração militar, idealizados para os soldados usarem na guerra, por isso o nome (casaco de trincheira), tem bolsos utilitários e sempre acinturado. Reinaldo Lourenço

Fonte:moda.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário