sábado, 23 de janeiro de 2010

Mortes,danos nos pulmões ligados a nanopartículas da Chinha


HONG KONG (Reuters) - Sete jovens chinesas sofreram danos pulmonares permanentes e dois deles morreram depois de trabalhar por meses sem proteção adequada em uma fábrica de tintas utilizando nanopartículas, pesquisadores chineses nesta quarta-feira.

Eles disseram que o estudo é o primeiro a documentar efeitos sobre a saúde da nanotecnologia em humanos, embora os estudos em animais no passado mostraram nanopartículas podem danificar os pulmões de ratos.

"Estes casos despertam preocupação de que a longa exposição a nanopartículas sem medidas de proteção podem estar relacionados com sérios danos aos pulmões humanos", Yuguo Canção da doença profissional e do departamento de toxicologia clínica no Hospital de Chaoyang em Pequim, escreveu na revista European Respiratory Journal.

Mas um especialista do governo E.U. disse que o estudo era mais uma demonstração de riscos industriais do que qualquer outra evidência de que as nanopartículas representam mais um risco do que outros produtos químicos.

A nanotecnologia é uma indústria importante. Um nanômetro é um bilionésimo de um metro (estaleiro) e nanopartículas medem entre 1 a 100 nanômetros.

Ela é usada em produtos como artigos esportivos, pneus, produtos eletrônicos, cosméticos e revestimentos de superfície e tem um mercado anual previsto de cerca de US $ 1 trilhão em 2015.

"Seu diâmetro pequeno significa que eles podem penetrar barreiras naturais do organismo, nomeadamente através do contacto com a pele danificada ou por inalação ou ingestão," Song e os colegas escreveram.

Eles disseram que os sete mulheres tinha trabalhado para entre cinco a 13 meses em uma fábrica de pulverização de pintura em placas de poliestireno, antes eles desenvolveram dificuldades respiratórias e cutâneas em seus rostos e nos braços.

As mulheres soprou a fumaça e fumaça que as nanopartículas contidas enquanto trabalhava na fábrica, disse Song.

Partículas e FLUIDOS

Segundo o documento, os médicos descobriram que as mulheres tinham excesso de fluidos nas cavidades que cercam os pulmões eo coração, as condições que prejudicam a respiração ea função cardíaca.

Seus tecidos do pulmão e líquidos contidos nanopartículas de cerca de 30 nanômetros de diâmetro - Coincidindo as partículas que os funcionários da saúde mais encontrados em materiais utilizados na fábrica onde as mulheres trabalhavam.

Duas das mulheres morreram dentro de dois anos de trabalho na fábrica. A condição dos outros cinco mulheres não melhorou, apesar de já não são de tratamento desses materiais.

É impossível remover, uma vez que as nanopartículas penetram células pulmonares, escreveu Song.

Allen Chan, um patologista de química na Universidade Chinesa de Hong Kong não relacionados com o estudo, disse que os resultados foram significativos.

"Estes resultados são importantes porque fornecem evidências concretas de que estes materiais são prejudiciais e proteção deve ser dada aos trabalhadores", disse ele.

Mas Clayton Teague, que dirige o National Nanotechnology Coordination Office na Casa Branca, Escritório de Política Científica e Tecnológica, observou que as mulheres que ficaram doentes no trabalho estava pulverizando uma pasta contendo nanopartículas em um muito pequeno, sem ventilação quarto, e usavam máscaras de gaze apenas ocasionalmente.

Ele disse que nos Estados Unidos, o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional tem desenvolvido extenso treinamento de segurança para os trabalhadores da nanotecnologia e um sistema de gerenciamento pró-ativo de risco para ajudar as empresas a maximizar a segurança do trabalhador.

"Pelo que sabemos, essa tragédia poderia ter sido evitado por técnicas adequadas de higiene industrial", disse Teague.

Fonte: http://www.reuters.com/article/idUSTRE57I1Y720090819?sp=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário