sábado, 2 de janeiro de 2010

PCP


PCP - Planejamento e controle da produção
Com a ajuda da informática, empresas de todos os portes podem planejar e controlar suas produções. O PCP atua como um intermediário entre a área comercial e industrial, capaz de dar respostas mais rápidas para gargalos e antecipar-se com soluções práticas, otimizando as informações.
Com as fortes sazonalidades do nosso mercado, muitas vezes deixamos a desejar quanto aos prazos de entrega dos produtos que fabricamos e, pior, isto acaba acontecendo também pela falta de planejamento de terceiros (fornecedores/facções). Planejar é importante, mas também o é acompanhar e controlar. A busca incessante de acertar datas, de evitar sobras de matéria prima, aviamentos e peças prontas, faz com que as empresas melhorem suas gestões de controle.
Para ter um PCP não é necessário um “staff” de pessoas. Existem empresas de pequeno porte que produzem para terceiros e possuem um PCP informatizado, que é administrado por um dos proprietários. Já em empresas maiores, chega-se até a dividir o PCP em uma área de planejamento e outra de controle. O bom aprendizado desta técnica acontece em empresas pequenas pois obriga o responsável a executar tanto o planejamento como o controle.
Otimizando informações
O PCP atua na empresa como facilitador, interagindo entre a área comercial e industrial.Tem como finalidade criar um fluxo regulador de material que tem origem na matéria-prima indo até os produtos acabados.
Com isso, o PCP tem um raio de visão que pode esclarecer perguntas cotidianas como:
O que iremos produzir?
Quanto faremos de cada modelo?
Quem vai produzir?
Quando vai produzir?
Vamos ter material suficiente para todo o pedido e produção?
A ordem de corte vai fechar a grade de entrega na expedição para atender ao cliente?
É claro que o PCP não irá resolver tudo sozinho, mas terá condições de dar respostas mais rápidas para os gargalos que a empresa possa sofrer e antecipar-se com soluções práticas. Simultaneamente, estará fazendo um follow-up (cobrança) da matéria-prima necessária e um feedback (acompanhamento) da produção com os prazos que foram estipulados.
Como o PCP atua
O PCP tem várias formas de atuação dentro da empresa. Existem empresas que fabricam para estoque – atendem varejo; outras que fabricam por pedido – atendem atacado; e outras que fabricam por matéria-prima – atendem a lojas próprias.
O último caso é bem pouco comum, aplica-se a empresas verticalizadas que produzem o seu próprio tecido e têm condições de determinar qual a matéria-prima que irá beneficiar primeiro. O PCP não determina um cronograma rígido que se torna “engessável”, ao contrário, ele tem de ter uma certa flexibilidade para executar os seus trabalhos principalmente pelo que falamos no inicio, que as empresas sofrem interferências de terceiros, o que prejudica a entrega de alguns aviamentos.
Outro fator que muitas vezes interfere no planejamento é a qualidade da matéria-prima. Vivemos em um país onde é difícil conseguir aplicar um just-in-time na confecção, o que reduziria a necessidade de estoques dentro das empresas e compraríamos exatamente o que haveria de necessidade para a produção/pedido. Isso reduziria o trabalho do PCP.
Hoje, a informática contribui bastante para acelerar os controles empresarias. Informatizar com um software eficiente pode custar de R$ 3 mil a R$ 7 mil, existem programas para todo o tipo de bolso. Mas não adianta somente comprar um programa. Se não forem criados uma metodologia de armazenamento e um fluxo de informações, será como jogar dinheiro fora.
Faça a coisa certa: prepare-se para receber uma informatização, crie condições para melhorar o que já tem. Se não fizer isto só terá aborrecimento e ficará insatisfeito com o programa que comprou, muitas vezes achando que o software é errado, quando na verdade o erro está na sua falta de estrutura para se informatizar.
Fazendo a interligação
Ter um PCP traz benefícios, mesmo que ocupe uma função administrativa. Seu propósito é servir a produção. Imagine a dificuldade que seria o setor de vendas conversar com o setor de produção em uma linguagem única? Pense no disperdicio que poderia se originar se não houvesse controle dos consumos e ajustes das grades, onde pode-se chegar a detalhes de gramatura de tecidos e larguras padrões que resultariam em riscos mais bem aproveitados.
A determinação de prazo força um comprometimento entre os colaboradores e a fábrica, criando um vínculo que vai do cliente ao fornecedor, estreitando um relacionamento e formando uma parceria que pode se solidificar com o tempo e ultrapassar as sazonalidades do nosso mercado.
Existe a necessidde muita grande de se aperfeiçoar cada dia, para que tenha um PCP que possa avançar a cada dia,seja qual for a viabilidade financeira de sua empresa faça o PCP.
Fonte:colaboração autor Marcelo Sciciliano e partcipação Luiz Roberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário