sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cresce a oferta de tecnologia italiana nos setores de Tecidos Técnicos e Nãotecidos no Brasil


A Itália promove dia 04 de março, em São Paulo, o Simpósio/ Workshop – Máquinas Têxteis, “Tecnologia Italiana para as Indústrias dos Tecidos Técnicos e Nãotecidos” e a entrega do Prêmio “Italian Textile Technology Award 2009”.

Tecnologia italiana em maquinário para a indústria de tecidos técnicos e nãotecidos

Com números que evidenciam o crescimento das indústrias de máquinas para Tecidos Técnicos e Nãotecidos, o ICE–Instituto Italiano para o Comercio Exterior, numa ação conjunta com a ACIMIT-Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil e o Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, realizam o Simpósio/Workshop – Máquinas Têxteis, dia 04 de março, em São Paulo, com o objetivo de apresentar a tecnologia italiana para o setor, fomentar parcerias e joint-ventures no Brasil.

A manhã do dia 04 será dedicada ao Seminário “Tecnologia Italiana para as Indústrias dos Tecidos Técnicos e Nãotecidos”, seguido de Rodada de Negócios entre empresários italianos e brasileiros. À noite será realizada a entrega do Prêmio “Italian Textile Technology Award 2009”.

Participam do evento 13 empresas italianas fabricantes de máquinas e equipamentos de tecidos técnicos e nãotecidos, que vão apresentar as novidades do setor para empresários brasileiros.


Dados Itália x Brasil

O mercado interno de tecidos técnicos e nãotecidos no Brasil está em crescimento, com cerca de 200 empresas que geram 40 mil empregos diretos e indiretos e produção anual de 462 mil toneladas no valor de 3,9 bilhões de reais, segundo o IEMI-Instituto de Estudos e Marketing Industrial 2008. Neste período foram investidos mais de 160 milhões de reais para aumentar a capacidade e modernizar a produção, valor que corresponde a 4% do faturamento. As exportações totalizaram 269 milhões de dólares.

Segundo dados da ACIMIT, o Brasil ocupa hoje o 4º lugar entre os principais destinos dos produtos italianos de maquinário têxtil. De janeiro a outubro de 2009, a Itália vendeu ao Brasil 29 milhões de euros. Nesse período, os equipamentos mais solicitados pelas indústrias brasileiras foram máquinas para acabamento (30%), acessórios (25%) e de malharia (20%).


Prêmio“Italian Textile Technology Award 2009”

Visando favorecer o intercâmbio e a sinergia entre as Universidades brasileiras, bem como desenvolver projetos para inovação tecnológica e novas aplicações de materiais para a indústria mecanotêxtil, o ICE-Instituto Italiano para o Comércio Exterior e a ACIMIT-Associação dos Construtores Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil promoveram o concurso Italian Textile Technology Award 2009.

A iniciativa teve o objetivo de incentivar estudantes de universidades brasileiras, na área de Tecnologia Têxtil, além de dar à indústria italiana a oportunidade de apresentar a alta tecnologia e inovações de que dispõe para os futuros profissionais do setor. Dirigido aos alunos de engenharia do Centro Universitário da FEI e da Faculdade SENAI/ Cetiqt, a premiação será no dia 04 de março, em São Paulo, em uma cerimônia para convidados.

Os participantes apresentaram uma monografia abrangendo os temas: Inovação técnica na Indústria Mecanotêxtil e/ou Inovação na aplicação de materiais para a Indústria Mecanotêxtil. Como prêmio, duas viagens à Itália para cada uma das universidades, incluindo visitas aos escritórios do ICE em Roma, ACIMIT em Milão e às fábricas do setor, onde poderão conhecer as novas tecnologias que fazem dos fabricantes italianos líderes mundiais no mercado têxtil, além de um curso com duração de uma semana no Politécnico de Milão. A viagem está programada para o mês de março de 2010. Os alunos premiados serão acompanhados por um professor/ coordenador de cada faculdade.


Entidades

ACIMIT-Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil
www.acimit.it

Entidade privada que atua em todo o território italiano agrupa a maior parte das empresas mecanotêxteis do país, cuja produção representa 80% de toda produção italiana do setor. A atribuição principal da instituição, que atua há 62 anos, é promover o setor no mundo e apoiar suas atividades, sobretudo no exterior. A ACIMIT fornece, aos empresários estrangeiros, informações sobre a oferta de tecnologia italiana e organiza, para seus associados, todo tipo de atividade promocional (feiras, seminários técnicos, missões à Itália de empresários têxteis estrangeiros, missões institucionais e comerciais, etc). Muitas dessas atividades são realizadas em colaboração com o ICE.

A ACIMIT é também membro da CEMATEX–Comissão Européia dos Fabricantes de Máquinas Têxteis, que reúne mais de 600 empresas na Europa. Uma das tarefas fundamentais da Cematex é a organização do ITMA, a maior e mais importante feira internacional para a indústria de máquinas têxteis.

ICE–Instituto Italiano para o Comercio Exterior
www.ice-sanpaolo.com.br

Instituição do Governo Italiano ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico que, com uma rede de 117 escritórios espalhados por 87 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como para atrair investimentos estrangeiros à Itália.


Programa – Simpósio/ Workshop Máquinas Têxteis
Tecnologia Italiana para as Indústrias dos Tecidos Técnicos e Nãotecidos
8h30 Credenciamento
9h00 Abertura dos trabalhos

Diretor do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Giovanni Sacchi, Cônsul Geral da Itália, Marco Marsilli e representantes da ACIMIT, ABINT, ABIT e SINDITEXTIL

9h20 A Indústria Italiana de Máquinas Têxteis

9h30 Início das Apresentações Técnicas

12h30 Coletiva de Imprensa

13h00 Almoço


Empresas participantes: Bombi Meccanica, Canalair, Comez, Cormatex, Daroitex, Flainox, Hip-Mitsu, Isotex, MCS, Pafasytem, PLM Impianti, ROJ e Technoplants

* inscrições gratuitas através do site www.ice-sanpaolo.com.br/nt&tt


Serviço

Simpósio/ Workshop – Máquinas Têxteis
Tecnologia Italiana para as Indústrias dos Tecidos Técnicos e Nãotecidos 04 de março 2010, às 8:30h
Hotel Caesar Business - Av. Paulista, 2181
www.ice-sanpaolo.com.br

Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália

Assessoria de Imprensa

Regina Di Marco rdimarco@uol.com.br
Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot.
Abilita Javascript per vederlo.

Silvia Colaianni rm-comunicacao@uol.com.br
Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot.
Abilita Javascript per vederlo.

T +55 11 2950.4820

www.ice-sanpaolo.com.br



Fonte:lagazzettaonline.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário