segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Quer ser um líder e alavancar a carreira profissional? Veja dicas de especialista


Ser reconhecido no que faz, ter uma boa situação financeira, assumir um cargo de destaque na empresa, liderar uma equipe. Esses são os desejos de muitos trabalhadores que pensar em prosperar na carreira e expandir suas perspectivas para o futuro.

Só que, com um mercado profissional cada vez mais competitivo e globalizado, alcançar os altos cargos e ter excelentes remunerações, no mundo corporativo, tornou-se um processo ainda mais acirrado.

O Master Coach José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching (Instituto Brasleiro de Coaching) explica que os obstáculos do dia-a-dia acabam interferindo na meta inicial. “Uma palavra desmotivadora no trabalho, um problema na família, tudo acaba sendo motivo para a pessoa desviar do foco. A diferença entre uma pessoa bem sucedida e realizada e outra que não consegue o seu lugar ‘ao sol’, é a falta de comprometimento com os seus sonhos, ou seja, suas metas e objetivos”, afirma.
De acordo com o especialista em gestão comportamental e organizacional, Edson Rodriguez, vice-presidente da Thomas Brasil, os profissionais que desejam prosperar em suas carreiras devem se ater a duas palavras: foco e determinação. “Em um primeiro momento é preciso que a pessoa analise quais são seus reais objetivos e onde deseja chegar. O foco serve para criar o plano, depois disso é hora de contar com a insistência e a perseverança para chegar lá”, afirma o consultor Rodriguez.

Outro fator de bastante relevância para alcançar os objetivos na carreira e ter a postura de um bom líder, é investir na capacitação profissional. As empresas sempre buscam para o seu quadro de funcionários, profissionais com perfis que agreguem valor a organização e que se encaixem melhor com sua dinâmica de trabalho.

O especialista Edson Rodriguez afirma que cursos, especializações, e outras formas de ‘reciclar’ o conhecimento são ferramentas bem vindas para todos os trabalhadores. “Profissionais capazes de realizar coisas e de entregar resultados mensuráveis são cada vez mais valorizados. É preciso investir em seus diferenciais, capacitar-se e ter em mente que o aprendizado é algo que acompanha toda a vida”.

O consultor Edson Rodriguez aponta dez dicas para ajudar no processo de crescimento na carreira e para formação de bons líderes. Veja:

1 – É preciso se auto-avaliar objetivamente. Quais seus pontos fortes e fracos? Como eles impactam em sua carreira?;

2 – Reflita como foi sua evolução profissional e social nos últimos três anos? O que aumentou, melhorou, modificou-se de modo positivo para você?

3 - Sua empresa/negócio tem um plano para 2010? Qual é esse plano? Como você se encaixa nele?;

4 - Desenvolva projetos relacionados com as diretrizes da sua empresa. Pratique a iniciativa;

5 - Estimule o aprendizado nas novas ferramentas tecnológicas e busque a captação profissional, atualize-se;

6 - Crie/participe de grupos de discussão de interesse para organização, mas com algum complemento social também. Busque socialmente a companhia de seus pares e seus superiores;

7 - Na medida do possível, participe socialmente, aceite os convites de seus subordinados, é uma excelente prática de liderança;

8 - Partilhe conhecimento, seja visto como recurso;

9 - Delegue, arrisque-se mais, procure seguir sua intuição;

10 - Olhe para cima e veja o que você pode fazer para ajudar seu chefe a ser promovido. Busque as responsabilidades mais altas e faça a mesma coisa para baixo, estimule e compartilhe as suas responsabilidades também. Forme um substituto para que você também possa ser promovido.

Tenha em mente que o responsável pela sua carreira e sucesso é você, e para alcançar seus objetivos profissionais é preciso planejar, se preparar e acreditar na sua capacidade e no seu talento.

Fonte:administradores.com.br

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