quarta-feira, 17 de março de 2010

Como está o PPCP da sua empresa?


Luiz Roberto


As indústrias do vestuário estão cada vez mais preocupadas com a organização interna para atender as exigências do mercado consumidor e também o nível de competitividade. Surge então o PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção (ou PCP – Planejamento e Controle da Produção), com a função de integrar os setores de vendas, compras, almoxarifado e o chão de fábrica
Cada vez mais os modelos são mais elaborados com várias aplicações de bordados, estampas e lavagens que podem gerar um grande volume de informações que deverão ter acompanhamento em cada etapa. O PPCP organiza recursos humanos e físicos necessários para executar e comandar todo o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção, permitindo coordenar diversos serviços, mesmo os terceirizados, que podem dificultar o prazo de entrega dos produtos quando não são controlados. Diante de tantos fatores, são muitas as variáveis que podem interferir no andamento do PPCP.
No PPCP, o planejamento deverá ocorrer em todas as etapas do processo, desde a criação e o desenvolvimento da coleção, partindo da definição da quantidade de modelos, cores e tamanhos que serão produzidos, previsão de compras de materiais – entre eles tecidos, aviamentos e embalagens (que têm um prazo de entrega geralmente longo quando não é antecipado) até, por fim, a capacidade de operadores e máquinas para executar a produção.
Para atingir esses objetivos, o PPCP reúne informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura, reduzindo os conflitos existentes entre vendas, marketing, finanças e chão de fábrica, tornando-se o coração da indústria, responsável por organizar e controlar a longo, médio e curto prazo a produção.
Algumas perguntas devem ser respondidas para que se consiga realizar o planejamento e a programação: o que dever ser feito, como fazer, quanto produzir e quando fazer?
Na busca de respostas, o PPCP deverá analisar os seguintes fatores:
Prazo de entrega dos pedidos e demanda;
Redução de custos na mão-de-obra, máquinas e matéria-prima;
Controle de qualidade dos produtos;
Eficiência e capacidade produtiva, mensurando capacidade de máquinas e operadores instalados na indústria.
O setor de PPCP atua diretamente no planejamento do processo produtivo, de modo a evitar gargalos de produção, de um lado, e desperdícios de capacidade de outro, resultando no aumento de produtividade e eficiência dos operadores, além de possibilitar também distribuição da carga de trabalho de modo a assegurar a melhor sequência da produção e o melhor resultado.
Mesmo existindo um planejamento e uma programação da produção, não devemos esquecer que existe uma etapa do PPCP que deverá ser cumprida rigorosamente, que é o controle da produção. Essa etapa tem a finalidade de acompanhar diariamente o andamento dos processos que foram planejados e programados. Caso ocorra algum desvio, o PPCP deverá imediatamente acionar os setores envolvidos e solucionar o problema, para que não aconteçam paradas ou perdas na produção.
Todas as etapas serão facilmente vencidas se a empresa possuir uma ferramenta de apoio ou um software específico para a área de confecção que apresente controle e informações de apoio, para que o profissional de PPCP consiga dar uma resposta rápida e solucionar os problemas no momento que ocorrerem. Caso sua empresa ainda não disponha de uma ferramenta para esse fim, mesmo com controles manuais é possível implantar um PPCP e obter respostas simples de quantidade de peças produzidas, eficiência de operadores e metas de produção.
Depois de mais um ano produtivo, já devemos ter o nosso planejamento de produção estruturado para 2010. Se a empresa em que você atua tem um PPCP consolidado, continue a buscar novas formas de controle e sistemas de produção que sejam adequados para o tipo de produto a ser produzido. Mas se ainda não tiver um, implante-o o quanto antes e sucesso!


(*) Luiz Roberto Saraiva é Administrador de Empresas com ênfase em Varejo de Moda pela Faculdades Senai Cetiqt do Rio de Janeiro, com especialização em em produção. Atua com Consultora Técnica na área industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário