terça-feira, 23 de março de 2010

Diferenças de perfil entre homens e mulheres


Mulheres e homens são diferentes, isso não é novidade. Mulheres são de Vênus e homens são de Marte. Mulheres são emoção e homens são razão. Por aí vão uma série de definições e separações, que chegam a nos fazer pensar que homens e mulheres são TÃO diferentes entre si como alienígenas seriam diferente de nós humanos.

Bem, se formos considerar aspecto físico e exteriorizações de comportamentos (que são fruto de condicionamento cultural), realmente há muitas diferenças.

Mas, e se olharmos através do perfil comportamental? Em sociedade espera-se que homens exteriorizem um tipo de comportamento e mulheres outro muito diferente, mas serão os dois grupos tão diferentes assim?

Aplicamos um instrumento de Análise de Perfil Pessoal (PPA da Thomas Brasil) em um grupo de 600 pessoas - 300 homens e 300 mulheres) e o resultado foi o seguinte:

1 - Nos quatro grandes grupos de perfil comportamental, (Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade) as mulheres apresentam uma tendência a serem mais influentes e verbais que os homens;

2 - Os homens, por sua vez, mostram uma tendência a serem mais diretos e focados em resultados que as mulheres;

3 - Sob pressão as mulheres têm a tendência a serem ainda mais verbais (não necessariamente comunicativas), enquanto que os homens diminuem essa característica.

4 - Como todo o grupo de amostragem é formado por profissionais que estão no mercado de trabalho, avaliamos também a questão do que chamaremos "mascara profissional coletiva", ou seja, o perfil comportamental demonstrado no ambiente profissional. Essa análise nos mostrou uma tendência à frustração e desmotivação. Aparentemente muitas pessoas no grupo sentem que poderiam contribuir mais do que lhes é permitido. A amostragem é pequena demais para afirmar que isso é um problema no mercado de trabalho. Entretanto a tendência está identificada;

5 - As mulheres tem uma tendência maior a buscar a segurança do "status quo", ou seja, valorizam mais aspectos relacionados à estabilidade, enquanto os homens são mais móveis e ativos (mas não necessariamente mais flexíveis ou adaptáveis, nisso, paradoxalmente, as mulheres levam vantagem);

6 - As mulheres são mais firmes em relação às suas ideias próprias e menos propensas a seguir linhas de procedimento ou padrões pré estabelecidos. A diferença para os homens nesse quesito é pequena, mas ainda assim, paradoxal;

Resumindo: mulheres e homens têm muito mais semelhanças do que diferenças em termos de perfil comportamental. De fato, as poucas diferenças que aparecem no estudo de grupo se diluem completamente quando avaliamos as pessoas uma por uma.

Portanto, ambos têm capacidades similares em termos de perfil, o que faz com que qualquer decisão sobre quem é mais capaz para cargos de gerência, por exemplo, a partir do pressuposto que mulheres e homens são diferentes, é irreal e insustentável.


Edson Rodriguez é especialista em gestão comportamental e profissional, vice-presidente da Thomas Brasil e também autor dos livros Por que alguns vendedores vendem mais que os outros? ; Conseguindo resultados através de pessoas; e Futebol para executivos.


Fonte:administratores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário