sexta-feira, 26 de março de 2010

Gestão de Carreira


Consultor da SBA Associados mostra como conversar com o seu chefe sobre um aumento no seu salário.
Veja o passo a passo


Lourival Leonardo Sebastião, da SBA Associados: se mal executada, a conversa pode ser a demissão

LINHA DIRETA
Visite o site da SBA Associados
(47) 3322-0413



O ambiente de trabalho é um fator cada vez mais importante na hora de decidir onde se vai trabalhar. Os bons profissionais levam isso em consideração na hora de decidir mudar de emprego, tentar uma nova vaga ou uma recolocação no mercado de trabalho. Mas, não há como negar, o salário ainda é dos índices que mais pesa. E é inevitável: quando se está insatisfeito com ele, o índice de satisfação cai bastante.

O Noticenter conversou com o consultor da SBA Associados, Lourival Leonardo Sebastião, que deu algumas valiosas dicas para quem quer mostrar que merece algum tipo de valorização pelo trabalho que está executando. Ele lembra que é preciso muito cuidado na hora de ter essa conversa. “Primeiro, você precisa de argumentos. Bons argumentos. Depois, precisa de calma e de um jeito certo de abordar o assunto, para que o pedido de aumento e valorização não termine sendo um pedido de demissão”, afirma o consultor.

SE A EMPRESA TRABALHA COM PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS

Lourival explica que, se a empresa trabalha com planos definidos de cargos e salários, o processo é um pouco mais claro. “Pra começar, o funcionário precisa avaliar o plano da sua empresa. Neste caso, o pedido vai além de um aumento de salário: geralmente vem acompanhado de um aumento na escala dos cargos”, explica o consultor, que comenta ainda que, neste caso, vale uma pesquisa a respeito.

“Quando se tem plano de cargos e salários traçado, é preciso avaliar cada um dos critérios para que o salário aumente. Desde a qualificação acadêmica até o tempo de casa, que são dois dos fatores predominantes. No entanto, se você está a menos tempo de casa do que o necessário, mas já atinge metas de níveis acima do seu cargo, vale uma conversa com o seu gestor”, explica Lourival.

SE A EMPRESA NÃO TEM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Caso a empresa que você trabalha não tenha um plano definido e estruturado de cargos e salários, Lourival aconselha, em primeiro lugar, a pesquisar o mercado. “Converse com colegas que atuam na mesma área de você, com funções semelhantes. Descubra que tipo de benefícios eles tem e se tem os critérios de tempo de serviço e responsabilidades que você tem”, comenta o consultor.

Um parâmetro salarial, mesmo que seja o piso e o teto da categoria, é importante. “Para avaliar a situação que você está, você precisa saber como estão os seus colegas e como está a sua empresa. Pense bem nos resultados que você traz, nas mudanças que já fez. Tente de colocar no lugar do seu chefe e responder, sem presunção, porque você merece este aumento”, diz Lourival.

BUSQUE O FEEDBACK

Uma das ferramentas mais importantes para fazer o seu chefe perceber e valorizar seu trabalho é o feedback. “Cobre isso dele, insista. Para fazer um feedback sobre o seu trabalho, ele, naturalmente, vai poder observar com mais atenção o que você faz e que resultados ajuda a conquistar”, explica Lourival. Ele diz ainda que neste feedback, é importante sempre perguntar no que você pode melhorar, como fazer para atingir um cargo superior ou em que patamar você está para a empresa.

COMO FAZER

O consultor da SBA Associados traçou um passo a passo de como fazer para ter esta complicada conversa com seu gestor. As dicas são simples, mas fazem uma grande diferença na hora de colocar as coisas em prática.

Veja as dicas de Lourival e seus comentários sobre cada uma delas.

1) Pense bem
Antes de ir, de fato, pedir para ter esse tipo de conversa, esteja certo de que você está preparado. Pesquise bem o mercado, veja se você tem motivos para buscar um reposicionamento da empresa a seu respeito. Pense nas conquistas que você teve na empresa, no seu tempo de casa e nas pessoas que trabalham diretamente com você. Esteja certo de que o seu pedido é justo.

2) Não ameace
Em nenhum momento ameace. Não diga que vai pedir as contas, ou que ou as coisas mudam ou você está fora. Se você ameaçar, de uma forma ou de outra sua imagem ficará denegrida. Quem vai pedir um reconhecimento e ameaça, pode estar pedindo sua demissão.

3) Marque um horário
Não abra a porta da sala do seu chefe e perguntando se você pode conversar. Marque um horário conforme a agenda dele. Assim você evita que ele seja interrompido no meio de uma atividade importante e garante que ele tenha disponibilidade de tempo para a conversa. Não tenha pressa. Marque num local reservado. Desligue os celulares e demonstre que você, de fato, se preparou para aquela conversa. Se ele perguntar o assunto da reunião, não o deixe preocupado (lembre-se: não ameace). Diga que você apenas “quer conversar sobre a sua situação na empresa”.

4) Bons pensamentos
Antes da reunião, pense em coisas boas. Não tenha pensamentos ruins. Eles te deixarão com a cara amarrada. Nenhuma reunião é satisfatória quando não se está com uma expressão tranqüila. Leia algo que você gosta, ouça uma música de sua preferência. Sorria. Seja simpático.

5) Comece falando de coisas boas
Utilize a estratégia do positivo-negativo-positivo. Comece falando de coisas boas. Comente há quanto tempo você está na empresa, algumas das suas principais conquistas e alguns resultados obtidos com o seu trabalho. Utilize informações mensuráveis. Compare a realidade do setor quando você chegou e depois das suas realizações. Lembre-se: somos pagos para darmos algum tipo de resultado dentro de qualquer companhia. Mostre com detalhes como sua participação na empresa foi importante. Seja modesto e apenas fale sobre o que você já realizou. Mostre que você se preparou. E, se preciso, leve num papel alguns tópicos.

6) Reconhecimento
Depois de falar dos resultados, diga que por tudo isso você busca um reconhecimento da companhia. Deixe claro se o que você espera é na área financeira ou profissional. Se houver algum reconhecimento verbal do seu trabalho – na reunião ou mesmo antes dela – diga que foi importante ouvir, mas que espera que vá além do verbal.

7) Sempre termine a conversa com coisas boas
Está comprovado que a impressão das pessoas sobre uma conversa se dá sobre a forma como começou ou sobre a forma que terminou. Deixe claro que você não está procurando um novo emprego, que não quer deixar a empresa. Deixe claro que aquele é um pedido de reconhecimento pelos resultados que você ajudou a conquistar e não uma ameaça de deixar a empresa.

8) Não exija retorno imediato
O seu gestor provavelmente foi pego de surpresa com a conversa. Não exija dele um retorno imediato. Se ele perguntar sobre suas pretensões dentro da empresa ou mesmo na faixa salarial, seja sincero – e é bom que você pense nisso antes. Diga que aguarda o retorno o mais breve possível e, se a conversa foi amigável, tente sugerir um espaço de tempo para uma nova conversa.

http://www.noticenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário