sexta-feira, 5 de março de 2010

Natação promove tecidos


A utilização do poliuretano no vestuário de natação de competição é apontada como responsável por 235 recordes do mundo nos últimos dois anos. Mas, com a proibição de utilização deste material em competições a partir do início de 2010, a solução passa agora pelo desenvolvimento de tecidos capazes de assegurar iguais resultados.


De acordo com a decisão da Fina (Federação Internacional de Natação), o órgão internacional máximo para este desporto, desde o dia 1 de Janeiro de 2010, os fatos de competição devem ser fabricados exclusivamente a partir de «tecidos têxteis».

As novas regras têm um grande impacto sobre os principais fabricantes de roupa de banho, incluindo a Adidas, Arena, Jaked, Speedo e Tyr, mas as regras são também susceptíveis de impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico de produtos têxteis, de acordo com um novo relatório publicado na Performance Apparel Markets. O relatório refere que o mercado mundial de swimwear de competição vale cerca de 20 milhões de dólares (14,66 milhões de euros), com base em estimativas de 2008.

Deste valor, cerca de 60% é detido pela Speedo. E é comum afirmar-se que o lançamento do LZR Racer pela Speedo em Fevereiro de 2008 alertou os reguladores para a necessidade de mudar as regras.

O LZR Racer assolou o mercado e teve um papel fundamental para os nadadores estabelecerem novos recordes mundiais. Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, por exemplo, 23 dos 25 novos recordes mundiais foram estabelecidos por nadadores que usavam o LZR Racer, incluindo o campeão mundial, Michael Phelps, que é patrocinado pela Speedo.

Além disso, de acordo com a Speedo, 89% de todas as medalhas na natação, incluindo 94% das medalhas de ouro, foram entregues a nadadores que utilizaram o LZR Racer.

O fato LZR cobre o atleta até aos tornozelos e deixa apenas os braços, pés e pescoço expostos à água. É fabricado a partir de uma mistura de nylon e elastano e possui painéis muito finos de poliuretano colocados sobre «pontos críticos de arrasto». O arrasto, termo que descreve a resistência de um fluído, é um dos principais factores que impedem os nadadores de maximizar a sua velocidade através na água.

Durante o processo de desenvolvimento do fato, a Speedo realizou digitalizações dos corpos de mais de 400 nadadores de elite. Também realizou testes em mais de 100 tecidos e combinações de tecidos diferentes. Estes revelaram que os nadadores que utilizavam o LZR Racer conseguiam um aumento médio de 4% na sua velocidade.

A Speedo já reagiu às novas regras e, em Dezembro de 2009, lançou o seu LZR Racer Elite. Este fato incorpora a mesma construção e costuras do seu predecessor, mas é feito exclusivamente a partir de um tecido ultra-leve e de baixo arrasto, composto por nylon e elastano e designado por Pulse.

A nova regulamentação da Fina também impede o uso de fatos de corpo inteiro. De futuro, o vestuário de banho utilizado em competições não deve prolongar-se além da cintura até ao joelho, no caso dos fatos de banho dos homens, e do ombro até o joelho no caso das senhoras.

A Performance Apparel Markets também relata que uma das principais fibras componentes do swimwear, o elastano (também conhecido como spandex), registou um grande crescimento ao longo da última década. Entre 2000 e 2008, o consumo de elastano subiu das 153.000 toneladas para as 300.000 toneladas, embora tenha registado um declínio em 2008. Até 2015, o consumo deverá subir para cerca de 438.000 toneladas.

Fonte:portugaltextil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário