terça-feira, 23 de março de 2010

Professores dos EUA conhecem moda cearense


Estrangeiros ficaram encantados com a riqueza do setor no Estado e a hospitalidade dos cearenses.



Fabricantes de grifes cearenses receberam a visita dos norte-americanos no fim de semana passada para conhecer o diferencial da moda que se faz no Estado.

Os negócios não são o único foco dos Estados Unidos no Ceará. O país norte-americano busca também aprender com os cearenses, especialmente em relação ao mercado da moda. Na semana passada, uma delegação de docentes norte-americanos do curso de moda da Marist College, de Nova York, visitou fábricas de confecção e conheceu o diferencial da moda cearense. O próximo passo será a realização de intercâmbio, envolvendo professores e alunos da escola americana e da Faculdade Católica do Ceará, que fomentou a formação da parceria.

"Além de trabalharmos com a formação de profissionais da moda, também somos maristas. Estas características em comum fizeram com que propuséssemos a parceria ao Marist College", explica a professora Manuela Suassuna, diretora acadêmica da Faculdade Católica do Ceará. Segundo ela, os professores da Marist College entendem a força da indústria da moda do Ceará e demonstraram interesse em conhecer a tecnologia do mercado local.

"Hoje, é inegável que o Ceará é um polo da moda do País. A riqueza do nosso artesanato e a criatividade dos estilistas locais se destacam em todo o mundo".

Mistura de cores

A mistura de cores e o uso de artesanato na moda praia chamou a atenção da comitiva norte-americana. "É impressionante o que o mercado da moda cearense faz com o artesanato da região. Aqui o trabalho artesanal é valorizado na moda, enquanto lá essa mistura fica restrita à sala de aula, não se estendendo ao mercado. Vamos levar essa experiência para os nossos alunos", diz Radley Cramer, diretor do Curso de Moda do Marist College.

Surpresa

Sonia Roy, professora do Curso de Moda na escola norte-americana, a vinda ao Ceará surpreendeu em todos os aspectos. "Viemos sem muita expectativa e voltamos encantados com a riqueza da moda local e com a receptividade dos cearenses". Cramer elogiou a mistura de padrões, estamparias e cores inerentes a moda cearense.

Steven Ralston, diretor do Centro de Comunicação e Artes da Marist College afirmou ter interesse em ampliar a parceria do Marist College com o Ceará. "Começaremos o intercâmbio com os alunos do curso de moda. O próximo será como os professores. Mas também queremos trabalhar na perspectiva da comunicação e do marketing, expandindo a parceria às áreas de marketing e publicidade", antecipou Ralston. A comitiva também visitou a fábrica da Água de Coco, grife cearense de moda-praia e a fábrica da Guararapes, empresa de setor têxtil.

Fonte:diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário