terça-feira, 2 de março de 2010

Série PROCESSOS SELETIVOS


Como devo me comportar em uma dinâmica de grupo?

Para ter um bom resultado nas dinâmicas de grupo é muito importante que o profissional siga alguns procedimentos, conforme destacamos abaixo:

Esteja calmo e sem pressa;
Mantenha-se atualizado (leia jornais, revistas, navegue pela Internet);
Seja participativo;
Seja simpático;
Fale na medida certa;
Tenha boas colocações.
Seguem seis itens considerados importantes em uma dinâmica de grupo comportamental:

Participação;
União do grupo;
Integração;
Liderança participativa;
Respeito de limites;
Criatividade.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Alguns comportamentos são muito valorizados pelos selecionadores, sendo interessante apresentá-los durante a entrevista de emprego.

Destacamos abaixo algumas dicas para sair-se bem nas entrevistas:

Chegue sempre no horário marcado, sabendo com quem vai falar.
Esteja com a aparência impecável. Use roupas clássicas e discretas. O mais indicado é um tailler de cor sóbria, um bom sapato, relógio e pouco perfume. Mãos e cabelos também devem estar bem cuidados.
Além de estar apto a esclarecer pontos de sua vida profissional, o candidato tem de mostrar que está bem informado sobre assuntos relacionados com a empresa que quer trabalhar. Dessa forma, mostra interesse pelo cargo e pode diferenciar-se dos demais candidatos.
Esteja preparado para responder sobre sua pretensão salarial, a sua disponibilidade para viagens e limitações de horário.
Não se limite a enumerar cargos que ocupou em empregos anteriores. Procure mostrar também as contribuições que você trouxe à empresa e o que aprendeu.
Não fale mal de antigos chefes e empresas.
Evite assuntos polêmicos como política, futebol e religião.
Não fume durante a entrevista.
Desligue o celular.

Quais as características mais valorizadas pelos selecionadores?

Seguem abaixo algumas das principais características valorizadas pelos selecionadores:

Energia: O candidato deve demonstrar, durante a entrevista, toda sua energia e disposição para trabalhar.
Motivação: Transmitir entusiasmo para trabalhar e superar as dificuldades que poderão surgir.
Persistência: Às vezes vale mais do que a inteligência. O profissional que vence pelo cansaço e que não desiste da tarefa até atingir o objetivo desejado é procurado pelas empresas.
Responsabilidade: O profissional deve mostrar que possui preocupação em arcar com suas responsabilidades.
Honestidade: Esse é um ponto muito importante nas empresas. Estamos sempre suspeitando de uma pessoa que fala de sua própria honestidade. É muito melhor apresentar referências convincentes que comuniquem sua integridade.
Dedicação: É muito importante a presença de profissionais que "vestem a camisa da empresa", se dedicando sempre ao seu trabalho. Essa é uma característica que deve ser destacada.
Analítico: O profissional precisa ser calculista e analítico para um melhor resultado no seu trabalho. Comunique essa qualidade.
Orientação para objetivos: Demonstre que você sabe definir e atingir objetivos.
Essas são as qualificações que os entrevistadores estão procurando e, se você quiser ser contratado, procure apresentar essas qualificações durante a entrevista. Mas sempre através de fatos verídicos.

Existe um traje adequado para os processos seletivos?

Para saber qual o tipo de roupa mais adequada para usar durante o processo seletivo em determinada empresa, a melhor maneira é informar-se sobre o traje comum usado pelos funcionários.

Se você não tiver idéia, escolha peças discretas e de cores neutras e fuja da calça jeans ou tênis, informais demais para a ocasião.

Para as mulheres: Caso a entrevista seja realizada em ambiente fabril, não é aconselhável o uso de saia ou vestido. Um conjunto de calça e camisa ou blazer ficam mais adequados. Use maquiagem leve e sapatos de boa qualidade. Se seus cabelos forem longos, é indicado prendê-los, para evitar que você fique passando a mão no cabelo durante a entrevista.

Para os homens: Uma pesquisa realizada em 2007 pela Catho Online mostrou que o terno preto e azul marinho são os preferidos, tanto por homens como por mulheres. Caso não possua um terno de uma dessas cores, escolha uma outra cor que seja sóbria, como o cinza, por exemplo. Os sapatos e as meias devem ser pretos e a gravata não deve ser esquecida.

O que responder quando me questionam os pontos fracos?

Não existe uma regra exata para mencionar os pontos fracos quando questionados pelo selecionador, por se tratar de algo muito pessoal. Respostas como "perfeccionista" ou "detalhista" são bastante conhecidas, mas como estão mais relacionadas a aspectos positivos dificilmente são aceitas pelos selecionadores mais experientes.

Por essa razão, o ideal é mencionar um ponto considerado negativo que não interfira diretamente na atuação do profissional. Por exemplo: se um analista de sistemas mencionar como ponto fraco "desatenção", este certamente será visto de modo bastante negativo, pois para a realização segura de seu trabalho é primordial a atenção naquilo que está fazendo. Se esse mesmo profissional mencionar como ponto fraco "timidez", a resposta não será vista negativamente, uma vez que o fato de ele ser tímido não interfere negativamente em seu trabalho.
Deve-se mencionar idade acima de 45 anos no currículo?

O mais indicado é que o profissional não mencione idade acima de 45 anos no currículo, uma vez que há preconceito em relação aos profissionais maduros, por serem, devido à ampla experiência profissional, considerados mais caros para a empresa do que profissionais jovens.

Neste caso, deve-se omitir não só a idade como qualquer outra data citada no currículo que possa indicar a idade do profissional.

É importante ressaltar que essa recomendação não se aplica aos profissionais da área de Saúde, advogados ou professores, pois, nesses casos, a idade é um indicador da experiência e qualificação do profissional.

Como fazer para mudar de área de atuação?

Seguem abaixo alguns pontos importantes a serem avaliados pelos profissionais que desejam mudar de área de atuação:

Tenha certeza
O primeiro passo é se perguntar: "Será que eu realmente desejo mudar de profissão? Um novo emprego poderia resolver meu problema?". Pode parecer óbvio, porém, as duas opções podem confundir-se. A pessoa está com problemas no emprego e culpa a profissão.

Prepare-se
Não jogue tudo para o alto de uma hora para outra. Mudar de profissão exige um bom preparo. Conforme a escolha, talvez necessite fazer outra faculdade ou cursos preparatórios. Nesse período, precisará mais do que nunca da renda que a atual profissão lhe proporciona.

Planeje-se financeiramente
Na maioria das vezes, recomeçar significa ganhar menos ou, em alguns casos, partir do zero. O ideal é dispor de uma reserva financeira para os primeiros meses ou, se possível, para o primeiro ano na nova profissão.

Encare as mudanças
Você provavelmente terá de começar por baixo na nova profissão. Ocupará um cargo inferior e não desfrutará de regalias ou privilégios com os quais estava acostumado, como flexibilidade de horário ou livre acesso a todos os setores da empresa. É importante encarar a mudança com humildade.

Seja paciente
Quem muda de profissão pode se deparar com a estranha sensação de "andar para trás", pois poderá ser necessário conviver com profissionais mais jovens e inexperientes, tanto na nova faculdade quanto nos cursos preparatórios ou, até mesmo, no novo ambiente de trabalho.

Busque satisfação profissional
Quanto mais cedo a decisão for tomada, maiores serão as chances de sucesso na nova carreira. E se a certeza só vier depois dos 30 ou 35 anos? Isso, sem dúvida, pode dificultar a mudança, mas não a impede. Existem inúmeros casos de pessoas mais velhas que mudaram e obtiveram sucesso na nova carreira. O fundamental é ir em busca de satisfação profissional.

Tendo certeza de que realmente deseja mudar de área, o profissional deve elaborar um currículo focado na nova área de interesse e investir no seu envio para o maior número possível de vagas, aumentando assim suas chances de conseguir uma colocação.
Como aumentar o retorno das empresas?

A busca de um novo emprego é uma atividade trabalhosa. O profissional deve estar bem preparado para gerar entrevistas e ter um bom desempenho nelas.

O primeiro passo é elaborar um excelente currículo, destacando seu objetivo, formação e experiência na área de interesse. Tenha cuidado com os erros de digitação ou ortografia, pois estes são eliminatórios.
Elabore cartas de apresentação com um resumo de sua carreira destacando seus pontos fortes e encaminhe-as a todas as empresas que possui interesse em atuar.
Prepare uma lista de referências.
Estabeleça contatos com muitas pessoas da área. Peça dicas, conselhos, orientações. O networking é muito importante.
Faça cursos rápidos em sua área. Além de melhorar seu currículo, poderá conhecer pessoas e aumentar sua rede de contatos.
Utilize o Cadastro Catho para enviar seu currículo ou uma carta de apresentação para as empresas de seu maior interesse.
Procure manter-se informado. Leia jornais, revistas, matérias da área. Você pode descobrir excelentes oportunidades, como empresas que estão chegando ao país.
Prepare-se para as entrevistas. Cuide de sua aparência. Compre boas roupas e sapatos;
Quando for chamado para uma entrevista, esteja informado sobre a empresa. Faça pesquisas na Internet, buscando sites das empresas.


Como elaborar um bom currículo?

O currículo deve descrever de modo bastante organizado e atrativo a experiência do profissional. Um currículo bem elaborado deve apresentar as seguintes informações:

OBJETIVO (nesse campo deve-se mencionar o cargo e a área pretendidos);
SÍNTESE DE QUALIFICAÇÕES (principais qualificações, adquiridas ao longo da vivência profissional);
FORMAÇÃO ACADÊMICA (cite o curso, nome da instituição em que o realizou e ano de conclusão, por ordem de importância);
IDIOMAS (mencione os idiomas e nível de conhecimento que possui);
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (basicamente contém o nome das empresas nas quais trabalhou, período, cargo ocupado e suas atribuições);
CURSOS (cursos relacionados à área e nomes das instituições em que os realizou);
INFORMÁTICA (conhecimentos nessa área).
Além disso, é essencial que o currículo seja escrito corretamente, sem erros de digitação ou ortografia. Procure destacar sua experiência profissional e as atividades desenvolvidas de acordo com o seu objetivo, deixando o currículo focado em seu interesse.

Certo X errado na elaboração de um currículo.

Certo

Destacar os dados de contato logo no início do currículo.
Indicar apenas um objetivo profissional.
Ressaltar as mais importantes atividades desenvolvidas nas empresas em que trabalhou e os resultados obtidos.
Ter preocupação com a estética do currículo: é importante utilizar letras fáceis de serem lidas, colocar espaços entre itens e evitar letras ou papéis coloridos que possam poluir o currículo.
Sintetizar as informações mais relevantes de sua carreira: um currículo extenso se torna cansativo e difícil de ser avaliado. Uma ou duas páginas são suficientes para demonstrar seu talento.
Errado

Cometer erros de digitação e ortografia.
Colocar diversos objetivos profissionais: o currículo sempre deve ser focado para a vaga que está se candidatando. Caso contrário, o selecionador terá a impressão de que você não sabe o que quer fazer.
Citar no currículo atributos e qualidades pessoais.
Colocar idioma com nível básico: conhecimento básico não é significativo. Por isso, se o seu currículo tiver essa informação, poderá ser descartado caso outro profissional com um perfil parecido com seu tenha um nível de idioma melhor.
Inserir pretensão salarial no currículo: colocar um valor no currículo pode fazer com que você perca oportunidades de trabalho e a possibilidade de negociar uma faixa salarial ou benefícios melhores.

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é um contato pessoal entre o profissional e o selecionador, permitindo ao profissional que omita possíveis "falhas" em sua carreira, aborde as empresas que não possuem vagas em aberto e responda os anúncios das vagas.
Como elaborar uma carta de apresentação?

A carta de apresentação deve ser um texto simples, indicando de modo bastante atrativo a experiência do profissional em sua área de atuação.

Deve-se pensar nessa carta como uma comunicação amistosa e simples de uma pessoa (aquele que procura emprego) para outra (aquele que procura um bom empregado).

Para atingir bons resultados por meio de uma campanha por carta, você deve redigi-la com assuntos que chamem a atenção e motivem o leitor a entrar em contato.

A primeira linha da carta é muito importante. Ela deve prender a atenção do executivo, sendo um diferencial entre as demais. Depois de ter chamado a atenção do leitor, diga a ele exatamente o que você gostaria de realizar na empresa.

Prossiga a redação da carta com evidências substanciais, por meio das quais o leitor deva considerá-lo para o cargo. Não mencione um único aspecto que não seja positivo ou que não esteja relacionado com o cargo que pretende.

Extraia os pontos fortes de seu currículo inclua-os na carta (promoções, nomes de empresas conhecidas onde trabalhou e resultados). Você jamais deve mentir, mas pode omitir dados como idade acima de 45 anos, inglês básico e formação incompleta.

Termine a carta solicitando ao leitor que entre em contato para uma entrevista.

O que é o resumo do currículo?

O resumo do currículo é a primeira informação que a empresa vai ver sobre você ao realizar uma busca de currículos. Ele deve explicitar de forma sucinta quais são os pontos mais atrativos em sua carreira, para que assim o selecionador tenha interesse em visualizar seu currículo completo. Devem constar em seu resumo do currículo seu objetivo profissional, formação acadêmica e experiência profissional.

Não é recomendado citar características pessoais, uma vez que estas somente devem ser apontadas durante o processo seletivo.

Como elaborar o resumo do currículo?

Para elaborar um resumo do currículo adequadamente, siga as instruções abaixo:
Inicie seu resumo do currículo indicando seu objetivo profissional atual;
Em seguida, é interessante mencionar sua formação acadêmica para dar maior ênfase aos seus conhecimentos;
Elabore um resumo com os principais conhecimentos e atividades desenvolvidas em sua carreira que estejam relacionadas ao seu objetivo profissional;
Não é adequado indicar qualificações pessoais no resumo do currículo, nem no currículo. Deixe para mencionar essas características de seu perfil somente no momento propício durante as entrevistas de emprego;
Se possuir disponibilidade para viagens ou mudança de cidade é apropriado indicar, uma vez que tais disponibilidades são muito admiradas pelos empregadores.
Modelo de resumo do currículo

Veja abaixo um exemplo:

Objetivo: Analista Contábil. Graduado em Administração de Empresas. Inglês fluente. Experiência na legalização de empresas, elaborando contrato social/estatuto e notificando encerramento junto aos órgãos competentes. Responsável pela administração dos tributos da empresa, bem como pelo registro de atos e fatos contábeis. Gerenciamento de custos. Disponibilidade para viagens e mudança.


Fonte:catho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário