domingo, 21 de março de 2010

Você promoveria o administrador da sua vida


Tenha em mente que a única pessoa plenamente responsável por suas decisões, falas, atitudes e passos, é o gestor da sua vida, ou seja: você mesmo


Estamos constantemente super atarefados e com a agenda lotada de compromissos. Trabalho, estudo, carreira, casamento, filhos, lazer e etc. A correria do dia a dia não é fácil, e nos sentimos cada vez mais sobrecarregados. Por vezes pensamos que o estresse é normal e, apesar dele, nos fazemos acreditar que estamos de certa forma bem e nos enganamos com a sensação de estar aproveitando de forma vantajosa o nosso dia.

Um estudo realizado por psicólogos do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, identificou que 50% do entrevistados, entre homens e mulheres, possuem um alto nível de estresse. As 234 pessoas que participaram da pesquisa são profissionais que assumem cargos de gerência ou chefia e mantêm uma vida extremamente atribulada, com tarefas e compromissos agendados para a semana toda. Dentre os sintomas apresentados pelos participantes, a ansiedade corresponde a 75% dos casos e a irritabilidade está presente em 51%. Esses profissionais estão administrando a própria vida como deveriam? É correto chegar à tão alto nível de cansaço, nervosismo ou até mesmo desolação por dedicar-se intensamente a apenas um setor de sua vida?

Existem alguns elementos que podem contribuir para você descobrir e alcançar as respostas para essas questões. Para isso, é preciso avaliar o que você viveu até este momento e repensar seu caminho daqui em diante. Tenha em mente que a única pessoa plenamente responsável por suas decisões, falas, atitudes e passos, é o gestor da sua vida, ou seja, você mesmo. Você é o líder que pode colocar em prática os seus planos de desenvolvimento e crescimento tanto pessoal quanto profissional.

Então, proponho que você olhe para o administrador da sua vida e avalie: ele tem respeitado seus valores? Tem seguido as diretrizes que você estabeleceu para sua vida e contribuído enfaticamente para a realização das metas? Seu líder ou gestor tem se concentrado no que realmente importa? Se questionar sobre suas atuais decisões é uma das formas para encontrar a estabilidade entre trabalho e família.

Em outra pesquisa, realizada pela Universidade de Toronto, Canadá, em conjunto com a Universidade de Maryland, EUA, revelou que 50% dos 1,8 mil colaboradores entrevistados levam trabalho para casa com regularidade, ou seja, não bastasse a pressão existente no ambiente corporativo, esta pessoa utiliza o tempo que deveria ser destinado a realização de atividades pessoais para otimizar os deveres de sua carreira.

Se o nível de estresse é alto para as pessoas que exercem cargos gerenciais, levar tarefas para casa com regularidade pode não ser a melhor saída, pois, dessa forma, você não estará aprimorando o seu desenvolvimento como deveria e ainda correrá o risco de aumentar esse nervosismo. Uma alternativa é utilizar este curto espaço de tempo para concluir alguns cursos, ler aqueles livros voltados para sua área de atuação ou realizar qualquer outro tipo de atividade que otimize sua carreira de forma mais significativa do que a extensão do horário de trabalho para sua casa.

Neste contexto, perceba que devemos ser os administradores de nossas próprias vidas, e decidir fazer sempre o que mais importa, nem que seja uma vez a cada semana. Faça o que te traz prazer, tendo como termômetro a sua saúde e a qualidade de vida. E lembre-se: cada minuto de vida é um minuto a menos e não um minuto a mais.

*Anderson Cavalcante É administrador de empresas com ênfase em Marketing e MBC pela University of Florida. É empresário e ministra palestra para as maiores empresas do país, que buscam realizar ações lucrativas, porém humanizadas. Foi reconhecido, em 2004, como o palestrante mais jovem do Brasil por realizar palestras para empresários n exterior, no evento Expo Business Japan. É autor dos best-sellers "O que realmente importa?"; "As coisas boas da vida", lançado também na Europa, entre outras obras produzidas pela Editora Gente. No Brasil, seus livros já venderam mais de 272 mil exemplares.
Para mais informações, acesse www.andersoncavalcante.com.br

Fonte:administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário