domingo, 4 de abril de 2010

Controle de qualidade em malha acabada


O método pode ser comparativa, aplicado principalmente para quem adquire tecido acabado. Através de controle de recebimento de matéria-prima, manter seu produto final sempre homogêneo, num mesmo nível de qualidade. É conveniente que se criem padrões que possam ser seguidos para diversas construções e assim poder comparar e forçar os fornecedores a manterem a uniformidade na qualidade do produto.

Uma inspeção visual com pontuação de classificação de acordo com a gravidade dos defeitos tais como: barramentos, buracos, diferenças de tonalidade, largura irregular, rugas, entoetamento devido ao acabamento, que irão afetar de maneira significativa e eficiência do corte, montagem de peças e aparência do produto.

Padrões norte - americanos de qualidade para tecidos de malha circular. Estabelecer um método uniforme para medir a qualidade dos tecidos de malha circular.

· Tecidos básicos - Compreendendo, embora não se limitando, a tecidos acabados de malha simples, “Rib”, atoalhados, malha dupla e “interlock”.

· Tecidos com acabamento na superfície - compreendendo, embora não se limitando, aos seguintes produtos acabados: veludo, tecidos lixados, escovados, acamurçados, flanelados, navalhados, estampados e coenizados (2 tecidos colados).

· Tecidos fantasia - Compreendendo, embora não se limitando, a tecidos com acabamento na superfície feitos com fios fantasia ou pontos, bem como tecidos com pontos grossos, pelotas, laçadas aparentes, “bouclé”, “ratiné”, flocos, cerdas e tecidos feitos de misturas múltiplas de fios.

Identificação e classificação dos defeitos

Este método de avaliação da qualidade só se acha relacionado com:

· Defeitos de tecimento de malha;

· Graxa - manchas de óleo;

· Marcas de tingimento;

· Manchas em geral;

· Pontos grossos;

· Repuxameto de malhas.

Os tecidos devem ser submetidos a uma inspeção para que somente sejam detectados defeitos em seu lado direito (a não ser que um acordo Estabelece acima ou entre comprados e vendedor).

A inspeção do tecido deverá ser feita dentro das bordas coladas dos artigos em largura aberta (Os buracos feitos pêlos pinos das armas e as bordas gomadas não se encontram

dentro da largura de corte e, pôr isso, não devem ser classificados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário