sexta-feira, 9 de abril de 2010

Programa SENAI de Gestão do Design


A dinâmica da informação na atualidade requer que profissionais e indústrias capacitem-se constantemente frente à competitividade interna e global, além desta premissa encontramos no design o fator moderador que pode distinguir a inovação nos diversos setores da cadeia produtiva, dentre eles o setor do vestuário.

Visando atender às industrias da cadeia têxtil e vestuário aproximadamente 40 pesquisadores e consultores de moda de 16 estados brasileiros participam do Programa SENAI de Gestão do Design criado pelo Departamento Nacional do SENAI (Brasília).

Esta equipe desenvolve pesquisas relacionadas à identidade do consumidor com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de produtos competitivos, sinalizando macro tendências globais e referências brasileiras como inspiração.

Os profissionais visitam as feiras mais conceituadas, da matéria prima ao produto acabado, perpassando pelos grandes criadores e magazines. O resultado deste trabalho transforma-se no Caderno Perfil Moda para cada estação. O SENAI-SP realizará palestras sobre a estação Primavera Verão 2010/2011.

O Caderno Perfil, já conhecido pelo segmento profissional do vestuário, estabelece 05 tipos distintos de perfis de consumo, agrupados para os setores femininos, masculinos e infantis.

Atemporalidade e sustentabilidade definem o perfil contemporâneo. Os produtos que atraem estes consumidores devem ter histórias agregadas ao seu valor estético, seja no aspecto do design, que sobrevivam ao tempo, com economia de detalhes e forma primorosa, seja em peças criadas com matérias primas de procedência ecologicamente correta ou por trabalhadores que possuem condições dignas para exercer seu ofício. As modelagens clássicas ganham novas configurações através da alfaiataria e detalhamento de costura sobre tecidos como linho.

O perfil esportivo remete ao universo navy, onde listras são combinadas em peças confortáveis que privilegiam os movimentos para a prática de alguma modalidade ou para um momento casual e descontraído. O xadrez nos leva ao clima mais campestre, nos remete ao contato do indivíduo com a natureza, o look safári indica um público que deseja novas fronteiras, além do espaço urbano.

Formas e cores diferenciadas influenciam o perfil irreverente, tendo como principal referência os anos 80. Uma concentração de trabalhos artesanais elaborados evidencia o colo feminino. Padrões étnicos são revisados e algumas peças são literalmente destruídas em pontos estratégicos, tudo isso para quem não tem medo de assumir uma atitude através do vestuário.

Perceber a poesia que existe no cinema e na música, trazem a nossa mente roupas fluídas com rendas e laços, peças que envolvem o corpo com detalhes delicados, complementados com padronagens florais, a memória resgata o passado com frescor de jovialidade.

A mulher assume o papel de uma guerreira urbana, enquanto o homem encontra-se com a neo-virilidade, novos papéis para gêneros que não querem perder de vista a sensualidade, despojada do excesso que leva ao vulgar: mangas estruturadas, decotes que revelam ombros, peças justas e ao mesmo tempo confortáveis despertam nossas sensações para o corpo e a mente.

Associado ao vestuário, o Caderno Moda apresenta, também, o segmento de calçados e acessórios destinados a este setor industrial, direcionando o artesanato e padronagens de estamparia, além das cores da estação.

Serão realizadas palestras e workshops, com vagas limitadas, para os profissionais enriquecerem ainda mais as informações fornecidas pelo Caderno Moda, desta forma o SENAI atende ao fortalecimento das indústrias do setor visando seu crescimento e inovação.

INSCRIÇÕES:
www.sp.senai.br/americana


Fonte: http://www.polotectex.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário