domingo, 18 de abril de 2010

TRADIÇÃO TÊXTIL SÓLIDA


O que falar sobre uma empresa têxtil com 137 anos de tradição e capital 100% brasileiro? Um negócio que está ininterruptamente nas mãos da família de seu fundador desde então? Que gera para Minas Gerais treis mil empregos diretos e quinze mil no total? A Cedro Têxtil tem essa trajetória e figura na lista da terceira/quarta maior produtora de denim do Brasil. Os números são estimuladores e ela assume como missão criar valor com tecidos garantindo o crescimento sustentado e o retorno do capital investido.
Por tudo isso, falar em jeans, denim ou índigo é obrigatoriamente ressaltar o trabalho da Cedro. Aguinaldo Diniz Filho, diretor-presidente, conta que a empresa começou a produzir denim em 1984 numa iniciativa de Sílvio Ferreira Diniz, o presidente da época, ao comprar uma máquina de índigo e instalá-la em Paraopeba. Foi o grande impulsionador: " Hoje, são aproximadamente 55 milhões de metros de tecidos ( índigo) por ano e temos fábricas das mais modernas do país. Ele Sílvio começou a história e teve a atitude da mudança. Índigo é um produto com grande aceitabilidade, bem versátil e o nosso é de altíssima qualidade".
Sem revelar nomes ressalta que a Cedro tem clientes da mais alta tradição e atende as grandes grifes brasileiras - estilistas renomados- e algumas no exterior. Nesta lista há nomes como Zara, Cantão, Levi's, Forum, Vide Bula, M.Officer, Ellus, Disritmia, Alphorria, Hering, Lee e Wrangler: A nossa aproximação com a moda faz parte do negócio. Não vendemos pano, mas moda e tendência. Em conjunto aproveitamos e aliamos o tecido ao fashion.
Quanto à crise de 2009, Aguinaldo, que também é presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção-ABIT-," revela que o setor têxtil passou dificuldades, mas já produz full em 2010. Ou seja, as quatro fábircas da Cedro Paraopeba (2),Sete Lagoas e Caetanópolis, estão a todo vapor:" Tanto que investimos em mais uma máquina, a sexta, para aumentar a capacidade de repodução".
Pelo visto, bons ventos para o setor têxtil brasileiro que é, entre outros feitos, o segundo maior empregador da indústria de transformação, o sexto maior produtor têxtil do mundo, o segundo maior produtor de denim do mundo e que representa nada menos do que 17.5% do produto interno bruto (PIB) da indústria de transformação e cerca de 3,5% do PIB total brasileiro.

CURIOSIDADES DO MERCADO NACIONAL
Fonte: Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - Abit -

O mercado de jeanswear movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano;
O Brasil produz cerda de 25 milhões de metros de denim (tecido do jeans) por mês;
Vicunha produz cerda de 12 milhões de metros de denim por mês;
Santista produz aproximadamente 8,5 milhões de metros por mês;
Os 20 maiores fabricantes produzem cerca de 300 milhões de metros por ano;
São exportados cerca de 50 milhões de metros anualmente;
Os cinco maiores produtores de denim: Vicunha, Santista, Cedro, Canatiba e Santana Têxtil

Fonte: Jornal Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário