sexta-feira, 16 de abril de 2010

VESTUÁRIO MAIS SUSTENTÁVEL


A abrangência internacional da rede de aprovisionamento do setor de vestuário concede-lhe um papel importante na condução do esforço no sentido da sustentabilidade e da produção ecológica. Mas o setor terá de funcionar com uma organização abrangente e uma norma consensual, se quiser evitar os erros cometidos com o cumprimento da responsabilidade social e direitos dos trabalhadores, como defende David Birnbaum, autor do The Birnbaum Report, uma newsletter mensal destinada à indústria do vestuário.

Dentro dos próximos três a cinco anos, a sustentabilidade e os produtos e a produção ecológicos vão tornar-se fatores-chave na determinação das vendas no setor de vestuário, tanto para os fornecedores como para os seus clientes, importadores e retalhistas de marcas.

À medida que os consumidores finais começam a compreender que o aquecimento global e outros problemas ambientais afetam diretamente a qualidade das suas vidas e das suas famílias, começam a evitar produtos que são percebidos como sendo produzidos em condições que poluem o planeta.

Os importadores e retalhistas que se atreverem a rotular os seus produtos de forma enganosa serão confrontados com escândalos, recriminações e uma enorme má vontade do consumidor.

A fábrica que polui vai estar na mesma posição da fábrica que produz uma peça de má qualidade ou expede com atraso ou tem preços elevados. Esta fábrica será inaceitável para o cliente.

O setor de exportação de vestuário nos países poluidores também irá encontrar-se face a sérias complicações. Os governos dos países importadores vão perceber que as fábricas poluentes na China desfrutam de uma vantagem injusta ao nível dos custos em relação a uma fábrica amiga do ambiente localizada nos EUA ou na Europa (por exemplo). A fábrica da China não necessita de realizar investimentos para manter o ambiente limpo, nem os seus fornecedores chineses de matérias-primas, nem o seu fornecedor de electricidade e nem a empresa de transportes que utiliza. Os países importadores vão responder inevitavelmente através da imposição de direitos compensatórios sobre as importações provenientes de países sem controlo de poluição.

Impacto da sustentabilidade nas vendas
Deste modo, a conformidade com os controles de sustentabilidade acabará por ter um impacto muito maior sobre as vendas do que a governação corporativa ou o cumprimento ético.

Para o consumidor norte-americano ou europeu, forçar uma criança de 10 anos a trabalhar durante 60 horas por semana no Bangladesh é um problema terrível mas, ao fim e ao cabo, é percebido como sendo um problema do Bangladesh. No entanto, poluir a atmosfera no Bangladesh não é apenas um problema do Bangladesh, porque a atmosfera no Bangladesh não pertence apenas ao país. É o mesmo ar que todos respiramos.

Os líderes do setor, como a Hanesbrands, Gap, Wal-Mart ou H&M, estão a investir recursos consideráveis para assegurar que eles e os seus fornecedores assumem a liderança na luta pela sustentabilidade e por produtos e produção ecológicos. Estes esforços pró ativos são um primeiro passo importante. Mas os esforços individuais, mesmo os melhores dos esforços, podem levar a uma repetição dos graves problemas que o setor enfrentou quando se tratou do cumprimento das normas de responsabilidade social e direitos dos trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário