terça-feira, 18 de maio de 2010

Classificando Estilos – Entenda a formação das tendências e dos temas da moda


Em todas as manifestações de cunho artístico, o processo criativo adota determinados rumos ditados por várias fontes de inspiração.

A Moda não foge à regra: certos elementos criativos ocorrem com maior frequência, e, portanto, são mais fáceis de identificar e classificar. Por questões culturais marcam presença em todas as temporadas, revestindo-se de características atualizadas que ilustram o “zeitgeist” – o espírito dos tempos.


Etno – Elementos étnicos


Elementos étnicos representados por grupos raciais com hábitos, crendices, folklore diferenciados são inesgotável fonte de inspiração para a criação de moda. O vestuário concebido segundo esses elementos, repletos de conceitos básicos e sensoriais do ser humano, compreende o conjunto de roupas regionais étnicas, folkloricas, exóticas, coloniais. Tecidos, estampas, padrões, bordados, formas, modelagem saíram do passado, constam no presente e contribuirão para o futuro.

Atualmente, o estilo étnico ilustra também a consciência recém adquirida pelos povos do primeiro mundo da solidariedade humana. É a categoria etno da moda.


Retrô – O Passado

Como as ondas, imutáveis em seu eterno movimento e sempre diferentes, o passado vai e volta reformulado para entender às necessidades da moda no presente. O processo de criação se inspira na indumentária de todas as épocas de civilização e todas as épocas históricas da moda, adotando a nomenclatura retrô (de retrospectiva) para designar os trajes resultantes desta conceituação. O passado tornou-se uma religião do presente; museus e exposições tornaram-se os templos dos dias atuais voltados para este culto.


Sócio – As Múltiplas Atividades Sócio-Econômicas


As múltiplas atividades sócio-econômicas que representam um trabalho, abrangendo desde as mais humildes funções físicas, como a dos garis, às militares, religiosas, intelectuais, etc, sugerem estilos confortáveis, funcionais. O vestuário desenvolvido a partir desta fonte de inspiração è quase atemporal e foi sabiamente cognominado sócio pelos sociólogos da moda porque expõe uma função social bem definida.

Calça Clochard vinda dos uniformes –

Ado – A Criação Jovem

A criação jovem dedicada aos “teenagers”, gerada pelas culturas rock, pop, movimentos e tribos urbanas, apossa-se de qualquer elemento do universo adolescente para incorporá-los a moda. O activewear radical – da terra, mar e ar – sai de seu habitat natural para participar do dia a dia do guarda- roupa ado (de adolescente) ou “teenfashion”.

A moda teenager pela Teen Vogue –

Tecno - O Vestuário do Futuro

A tendência tecnológica, espacial, cibernética, robótica, virtual, ou de qualquer outro nome que se queira dar a este conjunto da criação, representa a imagem que criamos em nossa imaginação sobre o vestuário do futuro. A verdadeira atualidade reside nos materiais têxteis de ultima geração (nanotecnologia, acabamentos e tingimentos ultra atualizados) e nas avançadas técnicas de confecção que imprimem às roupas características do mais contemporâneo estilo “sciene fiction”. Classificamos esses trajes como tecno.

Look da passarela de McQueen –
Streetfashion

Ilustrada por criações pinçadas do guarda-roupa urbano do dia-a-dia de representantes de varias classes sociais, a “streetfashion” reflete os “lifestyles” do consumidor do século 21 e a estética e dinâmica da vida atual.


Etno

Retrô

Sócio – As Múltiplas Atividades Sócio-Econômicas


Influência militar nas tendências para o Verão 2011 –


O conforto e a funcionalidade nos anos 80 – foto do blog Denise Brian


Releitura do estilo Chanel em linguajem jovem

Tecno:



Look da passarela de Marc Jacobs –



A moda futurista em 2010 – Lady Gaga e o seu estilo futurista – foto do site GNT


Influência futurista em vestido de festa – 2010 / Lady Gaga e o seu famoso vestido Armani – foto Fashion Bubbles



A modelo Twiggy e o exemplo de roupas futuristas nos anos 60 – foto do site Juta ta na Moda

Streetfashion:


Kate Moss e seu estilo cosmopolita –



A moda refletindo estilos de vida –



A moda refletindo estilos de vida e tribos urbanas –



A moda e as tribos urbanas – estilo de vida –


Artigo escrito por Laïs Pearson. Laïs é jornalista de moda.

Website:

Nenhum comentário:

Postar um comentário