segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estado incentiva consolidação do setor têxtil

Desde 2007, o engajamento na Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções (CPTC) do governo do Estado tem rendido resultados que comprovam: o setor de confecções caminha rumo à consolidação. Além do apoio à construção do Polo de Confecções na cidade de Murici, a presença do Estado tem contribuído para a realização de capacitação e participação em eventos do segmento.

O treinamento mais recente acontece nesta segunda-feira (7), em Murici, com 160 horas de aula para que três turmas recebam noções sobre a produção de uniformes, moda íntima, moda praia, blusas, vestidos e surf wear. A ação será coordenada pelo Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindvest) com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O presidente do sindicato, Francisco Acioli, explica que esse treinamento se trata da segunda etapa já que o processo teve início com o curso básico de costura em outubro de 2009. Desta capacitação, as costureiras serão avaliadas e selecionadas para compor as primeiras empresas instaladas no Polo em Murici que, de acordo com o presidente do Sindvest, deverá ser inaugurado em agosto deste ano.

“Com o apoio do governo do Estado e das instituições parceiras, os empresários participam de eventos, como o último que ocorreu no Rio de Janeiro - o primeiro Encontro Nacional de Moda, promovido pelo Senai do Rio de Janeiro, considerado o maior centro de moda da América Latina. Após o treinamento o grupo visitou o Rio Fashion”, detalhou Francisco Acioli.

Desde 2007, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), faz parte do projeto estruturante do setor juntamente com o Sebrae Alagoas, Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Federalagoas, e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Alagoas (Sindivest-AL).

“A determinação do governador que considera o setor fundamental para criação de postos de trabalho na capital e no interior do Estado, é conceder atenção especial ao setor de confecções e agir na consolidação da cultura empreendedora nessas localidades, gerando riquezas com os pequenos negócios”, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes.

Os municípios de Piranhas, Palmeira dos Índios, Viçosa, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Paulo Jacinto, Mar Vermelho, Maceió e Murici, são participantes da CPTC. Já os municípios de Coruripe e Delmiro Gouveia estão se organizando para fazer parte do grupo.

Fonte:alagoas24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário