quarta-feira, 16 de junho de 2010

Roupa térmica é arma da seleção contra sensação de -5ºC na estreia


Jogadores terão roupa especial à disposição. Segundo meteorologista sul-africano, ventos podem chegar a 55 quilômetros por hora


(Foto: Reuters)
A Copa do Mundo começa para a seleção brasileira nesta terça-feira, às 20h30m (15h30m de Brasília), contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Nesse mesmo dia começa também uma “briga” contra o frio sul-africano nessa época. Mas a equipe está preparada contra esse “inimigo”.

O principal aliado nesse caso serão os uniformes térmicos. Confeccionadas especialmente nas mesmas cores das camisas e calções, por determinação da Fifa, as roupas contra o frio têm vários modelos e funções. Na parte de cima há dois tipos de tecidos e três tipos de mangas.

- Nossa linha tem um tecido mais fino, para meia estação, e outro modelo mais grosso, para invernos rigorosos. O jogador é que escolhe na hora qual ele quer, com qual ele se sente melhor. Há também o estilo regata, mangas curtas e mangas longas – explicou Lucas Maniezo, gerente de esportes e marketing da Nike.

Por baixo do calção, os jogadores da seleção brasileira também vão usar uma proteção contra o frio. Ou melhor, uma proteção também contra as faltas dos adversários. Além do modelo mais simples de bermuda térmica, há uma com espuma ao lado para facilitar na hora de um carrinho e outra mais elaborada, com proteção ao lado e atrás, locais onde os jogadores mais sofrem pancadas.

A previsão do tempo para o horário do jogo da seleção brasileira, em Joanesburgo, é de mínima de -2ºC, por conta da chegada de uma frente fria à cidade. Mas a sensação térmica, segundo o meteorologista Siubonga Mthethee, pode chegar a -5º C, por conta dos ventos a 55 quilômetros por hora.

Vitamina contra o inverno
A proteção da seleção brasileira contra o frio sul-africano não é feita apenas pela distribuidora de material esportivo. A comissão médica também tem seu papel.

- Desde que iniciamos o trabalho lá no Paraná os jogadores já começaram a ser protegidos com um complexo vitamínico. Então não acredito que a baixa temperatura vai ser um problema. Até pela experiência que a gente teve no ano passado na Copa das Confederações – declarou o médico José Luiz Runco.

Desde que iniciamos o trabalho lá no Paraná os jogadores já começaram a ser protegidos com um complexo vitamínico"
Runco
Depois do reconhecimento do gramado do estádio Ellis Park, Thiago Silva, que por conta do frio russo pegou uma tuberculose que o manteve internado por quatro meses, também acredita que a baixa temperatura não vá atrapalhar o Brasil.

- A temperatura é um pouco fria, mas acredito que estamos nos acostumando. Passei um momento muito difícil da minha carreira por causa do frio. Mas a prova de que nunca desanimei está aí. Dei a volta por cima e agora estou em uma Copa do Mundo – finalizou o zagueiro do time de Dunga.

No ano passado, durante a Copa das Confederações na África do Sul, o frio fez uma vítima: Luis Fabiano. O jogador teve febre e chegou a perder treinamento.

Fonte:globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário