sábado, 24 de julho de 2010

Planejamento do produto: como melhorá-lo?


Atrasos na produção e na entrega, defeitos nos produtos, erros na confecção dos artigos. Problemas como esses, comuns para muitos, têm origem antes mesmo do desenvolvimento – no planejamento das coleções –, o que acaba gerando custos adicionais e desprestígio junto ao cliente. Para evitá-los, a consultora técnica, professora do Senai Vestuário de São Paulo e da Universidade Paulista (Unip)

Hanna Carolina Kramolisck dá os caminhos:


1) Siga um calendário - esse é o ponto inicial para o desenvolvimento. O calendário abrange todas as atividades de uma confecção, desde o desenvolvimento do produto até a entrega.

2) Tenha um cronograma de atividades para todos os processos e todas as etapas, desde a pesquisa da coleção até a entrega do pedido.

3) Saiba qual é o tempo hábil para se confeccionar uma coleção.

4) Tenha o processo produtivo organizado e em dia.

5) Todo o desenvolvimento de produto necessita ter começo, meio e fim. Nada de ficar aumentando o mix a toda a hora, o que prejudica o cronograma e faz com que o desenvolvimento se arraste, não acabe nunca. Para poder aumentar o seu mix, é preciso um estudo antecipado para saber se seu público vai aceitar essa nova linha de produto e se a área produtiva tem capacidade para absorvê-la.

6) Lead time: é preciso saber quanto tempo sua empresa leva para produzir cada peça e definir qual a capacidade de produção. Que quantidade de peças sua empresa consegue produzir por coleção ou no ano sem se perder?

7) Trabalhe com pequenas coleções, escolha um tema central e, a partir dele, crie subtemas, que serão introduzidos aos poucos no ponto-de-venda.

8) Conheça seu público-alvo, o consumidor final. Tenha foco num determinado cliente – nada de um ano produzir para jovens, no outro para senhoras – e apure quem é ele (sexo, classe social, o que gosta de fazer, tipo de trabalho desenvolve, carreira, estilo), para que se torne fiel à sua marca.

9) Mix de Produto – determine as linhas com que vai trabalhar: parte de cima, de baixo ou acessórios. É fundamental que o mix atenda seu público-alvo.

10)Pesquise tendências – as fontes podem ser: a própria sociedade, revistas, filmes, exposições de arte, música, cadernos de tendências, sites, blogs etc.

11)Temas: em primeiro lugar, conceitue o tema para depois desenhar a coleção (e não o contrário). Utilize as informações da pesquisa tendo em mente seu público-alvo e o tema que será desenvolvido para a coleção.

12)O profissional de desenvolvimento de produto, melhor que ninguém, é quem deve direcionar o estudo do tema, o desenvolvimento do produto, a ficha técnica, sempre tendo em mente o público-alvo.

13)Ficha Técnica – é o documento que identifica o produto. As informações devem conter, no máximo, duas folhas, para não dificultar o entendimento e precisam ser compatíveis às das peças pilotos. Nada de tirar foto de uma peça e colocá-la na ficha e fazer observações.


Fonte:Oconfeccionista.com.br

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