quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vem aí o maior polo têxtil do NE


Caruaru poderá abrigar um centro de moda e distribuição de produtos têxteis da região

Quando se fala em Parque 18 de Maio, em Caruaru, vem à mente a imagem da sulanca, tumultuada e repleta de produtos extremamente populares. Mas os 330 lojistas instalados no local pretendem desassociar a imagem de suas marcas do conceito de feira e criar no espaço o maior centro de moda e distribuição de produtos têxteis do Nordeste. Para tanto, os comerciantes se uniram ao Sebrae e à Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e criaram o Centro Moda 18 de Maio, que será lançado oficialmente no final de agosto.
“Trata-se de um projeto de expansão do centro comercial de Caruaru, que fará do parque um polo de moda tão disputado quanto o Brás e o Bom Retiro, em São Paulo. Além dos bancos da feira, constatamos a existência de 330 lojas de até 500 metros quadrados de área, que vendem moda de boa qualidade, seja ela produzida no Agreste, em Fortaleza, Minas Gerais, Santa Catarina ou São Paulo, sejam especializadas em aviamentos, tecidos ou confecção”, informou o empresário Pedro Miranda, coordenador da Câmara Setorial dos Lojistas do Parque 18 de Maio, vinculada à Acic.

Segundo pesquisa realizada em 2009 pelo curso de economia da Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip), o faturamento mensal das empresas situadas no Parque 18 de Maio passa dos R$ 18 milhões e cinco mil empregos formais são gerados. “Queremos divulgar para o Brasil toda essa pujança comercial e fomentar o turismo de compras em Caruaru”, destacou Miranda.

O coordenador explica que foi criado um plano de ação junto ao Sebrae que começou este ano e que terá continuidade até 2012. O plano contempla marketing de localidade e capacitação de funcionários e empresários, a fim de profissionalizar o setor. Um cronograma de ações foi iniciado em janeiro e deve continuar periodicamente até 2012, com cursos de vitrinismo, gestão de pessoas, atendimento ao cliente e legislação trabalhista, entre outros.

Com o apoio da prefeitura municipal, serão iniciadas em breve obras de reestruturação de vias públicas do parque, o que inclui pavimentação, sinalização das ruas e acessibilidade. Possivelmente, vai ser instalada uma agência bancária nas mediações. “Estivemos em missão empresarial no Bom Retiro e encontramos no local uma estrutura semelhante à nossa, porém, muito à frente. Vamos adotar postura semelhante”, frisou Pedro Miranda.

De acordo com Laudemiro Ferreira Júnior, consultor de marketing e comércio exterior do Sebrae Caruaru, a ação visa à promoção comercial coletiva e a independência das lojas situadas nas vias da feira. “Vamos acompanhar a evolução das empresas pelos próximos três anos até nos tornarmos o Bom Retiro do Nordeste”, avisou o consultor.


Fonte:jc3.uol.com.br/jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário