terça-feira, 10 de agosto de 2010

Como as redes 4G vão mudar os negócios?


Os celulares de hoje geralmente são ótimos no que eles foram originalmente planejados para fazer - fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, esse tipo de coisa. Mas com uma quantidade sempre crescente de atividades relacionadas com a Internet tomando conta dos telefones móveis modernos, as redes atuais não conseguem aguentar. Elas têm um um "talento especial" para se tornar completamente atoladas sempre que muita gente tenta atualizar sua conta no Twitter, baixar música, assistir a vídeos, checar os boletins de trânsito ou fazer quaisquer outras atividades online que elas considerem importantes enquanto estão longe de seus computadores tradicionais.

No exato momento em que a corrente predominante de usuários de celulares começou a ficar mais confortável com o termo 3G (a terceira geração da tecnologia que suporta smartphones), rumores sobre uma 4G mítica no horizonte já começaram a se espalhar. No sentido básico, 4G (quarta geração de comunicação sem fio) envolve colocar as comunicações móveis firme e completamente no reino da VoIP (voz sobre protocolo de internet). Embora a tecnologia 4G vá, eventualmente, ser implementada em uma variedade de gadgets móveis, como laptops e dispositivos para jogos, ela terá impacto mais notável nos telefones celulares, já que eles lidam com dados de voz de modo diferente.

Na essência, os telefones celulares usarão o mesmo sistema básico de VoIP que os programas softphone para computadores e muitas operadoras de longa distância usam agora. Elas vão transferir toda informação a ser enviada através de uma conexão sem fio à internet de modo a estar em conformidade com vários protocolos de Internet. Isso possibilitará maximizar completamente a troca de pacotes, que é um ótimo jeito de enviar informação rapidamente - e a um custo muito menor - de um destino a outro.

Quando as redes 4G se tornarem padrão, os usuários notarão a diferença. A tecnologia 4G tem alguns benefícios persuasivos que estão ajudando a acelerar o impulso da indústria nessa direção. Horários de pico ainda devem ser um pouco chatos (pelos padrões das pessoas mimadas pelo serviço de Internet super rápido), mas no todo, ela deve ser um progresso do serviço que a maioria dos usuários de telefone celular estão familiarizados hoje.

Benefícios da 4GHá várias maneiras com as quais um negócio poderia se beneficiar mudando para a tecnologia 4G. Com todos os seus dados sendo transmitidos via VoIP - isto é, sem nenhum dado de voz atingindo as ondas de rádio e TV por meio de uma linha de transmissão dedicada separada - , o negócio poderia economizar dinheiro e beneficiar-se da segurança melhorada.




© Thomas Lammeyer / iStockphoto
Funcionários remotos ou em viagem poderão dispensar dispositivos como laptops e levar apenas um celular com câmera para participar de videoconferências de alta qualidade




Da mesma forma, o serviço em geral será bem mais rápido do que o que está disponível agora. Esse desempenho e confiabilidade melhorada vão empurrar os telefones celulares totalmente para o mundo de PCs portáteis como os laptops em termos de recursos gerais. A 3G pegou pessoas que estavam a caminho daí, mas porque as redes não são 100% VoIP, elas ainda têm um pouco de corte quando todos estão ativos em seus telefones ao mesmo tempo; o objetivo das redes 4G é aumentar os recursos de largura de banda e taxa de transferência para que mais consumidores se sintam seguros em confiar em seus telefones celulares para fazer o que quer que seja necessário.

Ter um telefone que possa desempenhar qualquer papel da Internet normalmente realizado por um PC permite aos empregados maximizar seu tempo sem estar preso a um computador, tanto em casa quanto em movimento. Além disso, eles podem facilmente manter-se informados sobre questões de trabalho durante todos aqueles momentos de inatividade que estão pulverizados durante o dia, como o tempo gasto esperando nas filas da lanchonete, vendo ao anúncios que passam antes de começar um filme ou esperando o metrô ou o ônibus durante a ida ou a volta do trabalho.

Uma tendência que provavelmente se tornará mais comum são os telefones desenhados especialmente para fazer videoconferências. Dessa forma, colegas trabalhando em locais remotos podem transmitir vídeos de alta qualidade - se estiverem doentes ou se estiverem num safári - com apenas a câmera de seus telefones. (Embora no caso de funcionários adoentados, dependendo de sua aparência, talvez eles possam preferir uma simples teleconferência.)


Fonte:informatica.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário