terça-feira, 10 de agosto de 2010

Os chefes e os animais: líder do tipo "vaca" é o preferido dos brasileiros


Ao contrário do que se possa imaginar, o líder do tipo vaca é caracterizado por ser protetor, confiável, justo e amável


Você sabia que os diferentes tipos de liderança podem ser associados com as características de alguns animais?


De acordo com uma pesquisa realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), conduzida pelo professor Alfredo Behrens, coruja, águia, vaca, leão, abutre e castor são os animais que guardam mais semelhanças com os líderes.


O estudo, que ouviu estudantes de MBA (Master Business Administration) do Brasil e do exterior, perguntou com qual tipo de líder a pessoa gostaria de trabalhar e com qual líder ela acredita que a maioria dos colegas de trabalho gostaria de conviver.


No Brasil, no segundo caso, o líder do tipo vaca foi o mais citado.


Vaca


Apesar de, geralmente, a palavra ser utilizada em contextos depreciativos, quando se trata de carreiras, o líder do tipo vaca é caracterizado por ser protetor, confiável, justo e amável.


Segundo Behrens, este tipo de líder é paternalista e sua escolha reflete a sociedade brasileira, historicamente patriarcal; fato que, para ele, torna esta liderança ainda mais eficaz no Brasil.


Por outro lado, quando perguntados com que tipo de líder gostariam de trabalhar, a maior parte dos estudantes brasileiros elegeu o líder do tipo coruja, cujas características são a intelectualidade, a segurança, o equilíbrio e os ares de professor.


Este tipo de líder, aliás, foi o preferido no exterior, sendo o mais citado como o tipo de chefe que os entrevistados gostariam de ter, e também como com o qual os colegas gostariam de trabalhar. Abaixo os tipos de líderes e as suas respectivas características.

■Coruja: intelectualidade, segurança, equilíbrio, ares de professor;
■Águia: exigente, rígido e um pouco distante;
■Vaca: paternalista, protetor, confiável, justo e amável;
■Leão: focado, confiável, resistente e, às vezes, difícil;
■Abutre: egoísta, desconfiado, pensa somente em si;
■Castor: discreto e trabalhador, porém inflexível.
Abutre


Tanto no Brasil como no exterior, o líder do tipo abutre é aquele com a qual as pessoas menos gostariam de trabalhar, com 38,5% das respostas no Brasil e 31,7% no exterior. Nas tabelas abaixo, veja os três tipos de líderes preferidos e os três mais evitados.



Os mais desejados

Própria pessoa gostaria de trabalhar - Brasil Própria pessoa gostaria de trabalhar - Exterior Colegas gostariam de trabalhar - Brasil Colegas gostariam de trabalhar - Exterior
Coruja - 27,7%
Coruja - 33,3%
Vaca - 31,7%
Coruja - 30%

Leão - 20,3%
Águia - 18,3%
Águia - 25% Vaca - 20%

Águia - 18,8%
Vaca e Leão - 10% cada
Leão - 16,9% Castor - 18,3%

Os mais evitados

Própria pessoa não gostaria de trabalhar - Brasil Própria pessoa não gostaria de trabalhar - Exterior Colegas não gostariam de trabalhar - Brasil Colegas não gostariam de trabalhar - Exterior
Abutre - 44,6%%
Castor - 31,7%
Abutre - 30,8%
Abutre - 25%

Castor - 38,5%
Abutre - 26,7%
Castor - 30,6% Castor - 18,3%

Coruja - 16,9%
Leão e Águia - 11,7% cada
Vaca - 17,5% Vaca - 11,7%

Fonte:administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário