sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Internet valoriza Inditex - ZARA


A entrada da Inditex, com a sua principal cadeia de moda, a Zara, na Internet, fez com que a capitalização bolsista da empresa atingisse o valor mais alto de sempre. O mercado de capitais reagiu, assim, positivamente à entrada da maior empresa de retalho de moda mundial num dos canais de distribuição com maior crescimento.


A Inditex atingiu, no início do mês de Setembro, a sua maior capitalização bolsista de sempre graças às expectativas criadas pela abertura da loja on-line da sua marca Zara. Em vésperas da loja on-line “abrir portas”, o valor da Inditex atingiu os 34.200 milhões de euros. Esta subida do valor da empresa de Amâncio Ortega colocou-a, em termos de valorização bolsista, perto de um dos maiores bancos espanhóis. No mesmo dia, o BBVA valia na bolsa de Madrid apenas mais cerca de 8% do que o retalhista de moda espanhol.

Na sessão em que foi batido mais este recorde, as acções da Inditex apreciaram 4,22%, para perto dos 55 euros por unidade. Desta forma, a empresa bateu o máximo histórico atingido em 26 de Julho do corrente ano, quando as suas acções atingiram os 53,32 euros após o anúncio de um crescimento de 14% no primeiro trimestre do ano.

As altas sucessivas das acções da Inditex, motivadas pela boa performance operacional do seu negócio, fizeram com que esta tenha aumentado em 50% o seu valor nos últimos 12 meses. No início de Setembro de 2009 cada acção da Inditex valia 36,93 euros contra os actuais 55 euros e contra os 43,95 euros registados no início de 2010.

A loja on-line da Zara entrou em funcionamento na passada sexta-feira às 10 horas da manhã (hora espanhola), após meses de espera por parte dos consumidores e dos analistas, que a consideram um canal com elevado potencial de crescimento e de geração de receitas para a Inditex. A nova “loja” da Zara estará disponível para os consumidores espanhóis, portugueses, alemães, franceses, italianos e britânicos.

A entrada da Inditex na Internet tem sido efectuada com muita ponderação. A primeira loja on-line do gigante espanhol foi a Zara Home e os especialistas do sector sempre salientaram a importância da abertura que se realizou na semana passada. Alguns estudos junto de consumidores apontavam inclusive a Zara como a marca que estes mais queriam ver on-line na categoria de moda. Aliás, segundo um estudo da consultora Nielsen Online, os artigos e acessórios de moda serão mesmo os artigos mais comprados na Internet na segunda metade deste ano, estabelecendo-se como o produto estrela da rede e ultrapassando desta forma as viagens.

A estreia da Zara a Internet acontece depois das principais marcas de moda espanholas terem já alguma maturidade da sua presença. A Mango e a Cortefiel, por exemplo, detêm lojas on-line desde 2000.

No caso da Mango, a sua loja de comércio electrónico atingiu 1% do total do seu volume de negócios em 2009. Esta percentagem, representativa de 12 milhões de euros de vendas e de 2 milhões de visitantes mensais, deverá duplicar durante o corrente ano.

A Inditex, que irá gerir a logística desta loja de comércio electrónico a partir da sua plataforma logística de Meco, em Madrid, não revelou quais as suas previsões de visitantes e de volume de facturação para este novo canal



Fonte:portugaltextil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário