sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SER SUSTENTÁVEL COM ESTILO

Chiara Gadaleta durante palestra MODA SUSTENTÁVEL (ontem, 21/10) na Livraria Cultura se disse excitada com o momento propício : “estamos vivendo a nova era da moda, escrevendo uma outra história, bem diferente do modelo que tinhamos, por isso estou aqui, para chamar atenção de forma positiva e glamourosa”.

Disse que a moda tem o poder de virilizar mensagens, daí as responsabilidades de quem faz o produto e de quem consume e juntos melhorar o coletivo.


Recém chegada de Salvador, nos trouxe a grata informação que finalmente o Governo Federal “entende a Moda como Cultura”, a partir desse entendimento muita coisa pode ser planejada e realizada.

A palestra durou uma hora apenas, mas poderia ter se estendido por horas a fio, pois Chiara fala com propriedade, fruto de seus estudos nos útimos três anos. Dissertou sobre os processos sistêmicos, pensamento colaborativo e ação, a interdepêndia em todos os setores da cadeia produtiva que envolve o capital natural (os recursos da natureza) e o capital humano. “É preciso valorizar uma economia criativa e principalmente quebrar paradigmas nesse novo movimento, por isso ser sustentável com muito estilo.

Citou técnicas, tais: a reutilização dos produtos acabados (estoques de médias e grande empresas) e do Vintage, upcycling (reciclagem e reaproveitamento do que já existe e foi consumido, ou do produto que supostamente teve seu ciclo de vida acabado,

“Precisamos valorizar a cultura do Brasil, a valorização das habilidades locais, artesanato + design é uma grande arma que o país tem nas mãos, e eu não entendo como isso ainda não acontece como algo maior”, o feito a mão (demi couture – meia alta costura) é muito chique, é lindo, esse feito por encomenda incentiva o slow-fashion e promove uma moda com mais qualidade, e ainda evita o estoque desnecessário das marcas. “Não precisamos ser eco-chatos, uma pequena ação já vale, por isso estejam atentos a sua contribuição por um mundo melhor, com menos desperdício, o novo luxo é de merecimento ao contrário do passado recente que designava luxo por ostentação. Lembrem-se sempre cada pequeno ato é importante, Moda Sustentável é um prestígio”


Resumindo: a palestra com Chiara foi um LUXO só.





Para saber mais do movimento sustentável acesse: http://www.sersustentavelcomestilo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário