quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os segredos da lavanderia de Jeans

Expert em beneficiamentos e processos de lavanderias, o português Ricardo Batista, em entrevista exclusiva ao Guia Jeanswear, conta sobre seu trabalho na Europa, as diferenças entre o trabalho realizado lá e no Brasil e, que atualmente o mais importante não é a criação de novos produtos químicos mas sim a reciclagem de novas aplicações.

Confira!

Conte-nos resumidamente a história das lavanderias dentro do universo do denim. Como tudo começou?

O universo das lavanderias ganhou destaque em 1970 com Marithé François Girbaud com a invenção do Stonewash. Deste modo surgiu um circuito de desenvolvimentos técnicos passando pelo jato de areia, oxidantes, resinas …. A indústria do Denim percebeu que jamais iria parar e sua evolução seria constante face a dois pilares.

Denim (DNA do trabalho) – sua capacidade de se adaptar as realidades do mercado e sua versatilidade constante dando-nos diariamente novas formas de design.

Lavanderia (concretização do trabalho) – autêntica caixa de “Pandora” com enormes recursos que nos permitem recriar constantemente em função do seu histórico novas ofertas e opções de lavagem.

Desta forma temos um produto “Denim” que perdura há mais de um século face a sua versatilidade de design e capacidade de recriação e adaptação as necessidades do mercado nas lavanderias sendo uma constante opção de diferenciação no produto final.

Como foi a experiência na Salsa Jeans?

A Salsa Jeans é um excelente exemplo de sucesso no mercado jeanswear.

Foi um namoro que se tornou noivado, mas que não acabou em casamento!

Na realidade estive duas vezes praticamente com um pé dentro da Salsa a convite de Filipe Vila Nova (sócio fundador e atual proprietário).

Na época estive com dúvidas se minha ida para Salsa seria um crescimento ou estagnação em termos criativos sendo que a marca tem o conceito jeans baseado em alguns parâmetros criativos na concepção das suas peças (com público e reconhecimento de mercado) na qual não me via, e dessa forma, perante um convite da Wearplay Jeans de assumir o cargo de diretor criativo (1ª marca portuguesa de Denim a estar presente na Bread & Butter) não hesitei, pois seu conceito de produto e LIFESTYLE da marca eram realmente fascinantes e com uma política de produto baseada na criatividade.

Acredito que foi um passo realmente importante quer em termos de reconhecimento profissional quer a nível nacional e internacional bem como no amadurecimento criativo no qual ainda hoje me vejo.

Por que se especializou em lavanderia no segmento jeanswear?

A lavanderia na minha vida surgiu por uma casualidade / teimosia.

Na realidade assim que me formei como designer de moda em 1994 meu primeiro estágio foi em uma empresa de jeanswear.

Na época não entendi muito bem o fato dos designers não terem uma intervenção direta com as lavanderias no sentido de poderem entender todos os processos do Denim até o seu processo final.

Era o mais novo, por isso fui o eleito para fazer a ponte entre os designers “chefe” e a lavanderia e posso dizer que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido em termos profissionais porque se tornou a minha mais-valia.

Fiquei simplesmente fascinado com o que acontecia: depois de 2 horas de lavagem uma peça está completamente transformada e irreconhecível.

A partir desse momento percebi que poderia ser uma grande oportunidade de trabalho por 2 motivos: pelo fato de não existirem no mundo muitas pessoas que aliam a vertente criativa de designer com o conhecimento de lavanderia e pelo fato que o desenvolvimento de uma lavagem e seu resultado tem um grau de dificuldade de ser reproduzido pela nossa concorrência (ao contrário do design de uma peça), algo quase único em termos criativos. Para não falar na capacidade que a lavanderia nos dá de criar e recriar processos conferindo uma capacidade de inovação quase infinita.

Desta forma hoje em dia cada vez mais acredito que o fato de ter feito

uma escolha no sentido inverso da grande maioria dos designers de jeanswear face a sua componente técnica e química tem proporcionado uma evolução profissional e reconhecimento internacional que seria difícil em outro segmento do jeanswear.

Como funciona o sistema de lavanderia na Europa? É diferente do brasileiro?

A grande diferença entre as lavanderias da Europa / Brasil baseia-se essencialmente nos seguintes pontos:

- O fato do denim no velho continente ter maior tradição e passado conferem alguns conhecimentos e Know How que em alguns pontos são realmente diferenciadores no produto final.

-Falta formação, especialização técnica e fundamentalmente a diferença em termos de recursos técnicos e equipamentos Europa / Brasil.

Pela minha experiência no Brasil posso assegurar que a mão-de-obra brasileira tem um DNA muito criativo que favorece o trabalho e em alguns casos minimiza a diferença, mas acredito que com investimentos tecnológicos e melhores equipamentos as lavanderias do Brasil terão a mesma capacidade de trabalho da Europa, não obstante na minha opinião esses investimentos serão fundamentais para a sustentabilidade das lavanderias em termos de produto.

Temos bons exemplos das lavanderias da Turquia/Tunísia/Marrocos que aliaram boa mão-de-obra e excelentes estruturas produtivas, fazendo com que hoje mais de 90 % do Denim Premium / Fast-fashion vendido na Europa seja produzido nesses países.

Como realiza seu trabalho dentro das empresas?

Meu trabalho dentro das empresas é muito direto e objetivo.

Após uma análise técnica prévia e uma orientação por parte dadministração sobre o tipo de cliente é feito um pré diagnóstico das necessidades mais urgentes em termos de mão-de-obra, produtos químicos e readaptação de equipamentos e investimentos mínimos.

Após conclusão dessa etapa o trabalho é iniciado com todos os funcionários, setor por setor analisando sua forma de funcionamento e efetuando uma correção para minimizar tempos e custos aliando novas técnicas de execução.

Embora na maioria dos casos meus serviços sejam solicitados apenas para exemplificação de novas técnicas de lavanderia, isso é apenas 50 % do trabalho, pois sua industrialização é uma tarefa bem mais complicada e com um trabalho bem mais longo e paciente.

Posso afirmar que tenho excelentes experiências no Brasil com trabalhos de longa duração com um retorno em termos de produto muito próximo e em alguns casos iguais aos patamares da Europa.

Não quero deixar de comentar que muito do sucesso que o meu trabalho poderá ter dentro de uma lavanderia baseiam-se em duas questões:

disponibilidade mental para a mudança das partes dos executantes e readaptação e investimentos técnicos que deveram ser levados a cabo pela administração.

Qual a importância da lavanderia e beneficiamentos dentro do segmento jeanswear?

O jeanswear hoje em dia está vivendo uma overdose de informação sem qualquer tipo de critério criativo.
 diferença de produto, o fazer algo diferente por si só não tem validade se não tiver um fundamento criativo direcionado com o lifestyle da marca.

Temos excelentes exemplos no mercado de marcas jeanswear que tem toda a carga criativa apoiada na lavanderia e que lhes confere durabilidade e desejo.

Não obstante a falta de pessoas qualificadas no mercado do Denim com conhecimentos técnicos de tecido, lavanderia e design é menor e isso se traduz em excesso de informação visual das peças com imensos recortes e acessórios tirando a autenticidade do Denim.

A cópia do Design é de fácil execução, porém a cópia de uma lavagem é de difícil reprodução em função do trabalho químico.

A capacidade que a lavanderia tem de descaracterizar um Denim dando lhe nova alma é no meu ponto de vista o fator mais importante de beneficiamento do mercado jeanswear sendo o ponto principal para a durabilidade de uma marca Jeans e seu impute de venda.

Quais são os processos de lavanderias que fazem mais sucesso no Brasil? E lá fora?

No geral o mercado brasileiro tem uma percepção um pouco diferente do conceito jeans em que os look´s mais carregados “menos autênticos e naturais” acabam por ter melhor aceitação no ponto de venda.

Desta forma processos com grandes cargas de oxidantes têm um público bastante abrangente no Brasil ao contrário das marcas da Europa que querem em patamares de produto Premuim / Fast –Fashion uma cultura de naturalidade para o Denim.

Por outro lado tenho desenvolvido trabalhos para marcas Premium brasileiras que buscam essencialmente o contrário da realidade do mercado fast-fashion brasileiro de hoje em busca de uma maior diferença de seu produto: trabalhos de lavanderia completamente ON-TIME com a Europa com o toque muito Vintage e com a maior naturalidade possível nos processos.

Desde o Vintage / Snow wash / Rusty efect´s / Ice wash / Spot wahs / 3D tricolores /Marbel Wash / Resinagem por gravidade – processos bastante apreciados e usados pelas marcas na Europa, temos reproduzido no Brasil com enorme sucesso e com bastante aceitação nas marcas e seu público consumidor.

A reprodução de trabalhos de lavanderia com aspecto de “uso” naturalidade requer uma cultura de lavanderia bastante aprimorada e excelentes recursos técnicos.

Para quais empresas você presta consultoria no Brasil e no exterior?

O trabalho da ONE By ONE na Europa empresa na qual sou sócio gerente tem seu ponto mais forte de atuação no norte de África, em Marrocos pelo fato de a produção de jeans na Europa neste momento ser muito reduzida e de Marrocos ter um alto índice produtivo de jeans.

Iniciamos o trabalho em 2007 em parceria com a Tavex Europa “TAGS” com a qual tínhamos uma relação de consultoria / design de lavanderia com clientes nas várias vertentes Premuim ( Miss sisty , killah , energie , Prada, Patrizia pepe, Zuelements ….. ) e mercado de fast-fashion ( grupo inditex , Esprit , Cortefiel…. ).

Neste momento temos uma parceria com Lavasser, empresa sediada em Marrocos com capital e administração espanhola com estrutura vertical (lavanderia / confecção) na qual temos a mesma filosofia de trabalho e clientes tendo em vista o mercado Premium / fast-fashion mundial.

One by One tem também ligação a outras empresas de forma direta e indireta na Tunísia / Turquia / Egito / Paquistão com a mesma filosofia de trabalho.

No Brasil o trabalho tem sido focalizado no mercado Premuim.Temos uma forte relação com a Canatiba desde 2009 com palestras e desenvolvimentos dos Book´s Trend´s de lavanderia, parceria essa que nos é muito importante não só pela referência que a Canatiba Textil tem no mercado Premium no Brasil mas pelo fato de nos dar visibilidade por todo o Brasil e um maior conhecimento dos seus tecidos, ponto fundamental para um bom trabalho de lavanderia.

Em relação às marcas temos trabalhos com a PW Brasil – VIDE BULA / MISS BELLA – Staroup / CARMIM –

Vest Hakme / CALVIN KLEIN – Once Ville / M.OFFICER – Vironda / Lelis Blanc.

Desta forma e face as potencialidades do mercado brasileiro fechamos um projeto no Brasil dentro da mesma filosofia que temos em Marrocos em parceria com o grupo Santa Maria liderado por Renato Ribeiro chamado DENIM 4 LABEL no qual pretendemos centralizar este tipo de cliente e poder prestar um melhor serviço de lavanderia com trabalhos ON-TIME com Europa.

Como realiza suas pesquisas?

O nosso principal foco na One By One em termos de pesquisa de lavanderia são as peças de 2ºHand, em lojas específicas.

O Japão é realmente fascinante em termos de Denim não só pelas marcas locais, mas também pelas marcas internacionais que têm dentro de suas lojas linhas exclusivas “made in japan”.

As compras desses tipos de peças com desgastes de uso são fundamentais para sua reprodução fiel em escalas indústrias.

Sites, blogs são hoje em dia preciosas fontes de pesquisa que nos permitem viajar num simples click.

Visitas as principais feiras quer de tecidos quer de produto “Denim By Premiere Vision / Bread & Butter / Magic Show / Project / Pitti Uomo são muito importantes para poder “respirar” Denim.

Todos estes pontos que refiro são fundamentais para que a essência da nossa pesquisa tenha realmente validade. É preciso através de um contato direto com os fornecedores de produtos químicos elaborar novas fórmulas que nos permitam realmente traduzir em escala industrial toda a pesquisa e a cada estação poder apresentar novos e inovadores processos de lavanderia.

Este ponto de desenvolvimento e cooperação técnica com empresas de produtos químicos é vital para que as pesquisas possam ser realmente positivas, mas quero realçar que é um trabalho paciente e interminável.

Quais são as marcas mais criativas em relação a beneficiamentos no jeanswear?

Temos algumas marcas que são um excelente exemplo de beneficiamento no mercado jeanswear, e que antes de ser tornar um produto ele “jeans” é uma arte e conciliar Design / Denim / Lavandaria / e preocupações ambientais não é fácil, mas é possível.

- DENHAM THE JEANMAKER

- STUDIO D´ARTISAN

- EDWIN JAPAN

- EVISU

- PRPS

- NUDIE JEANS CO.

- RAW ESSENTIALS BY G-STAR

- ADRIANO GOLDSCHMIED

Como se diferenciar no mercado através de lavagens e beneficiamentos, unindo criatividade e preços justos?
A lavanderia tem uma enorme capacidade criativa. Desta forma é importantíssimo estreitar o trabalho de marca / design / lavanderia para que a união destes pontos se torne um resultado final inovador.

A lavanderia face a capacidade de transformar o Denim dando lhe uma nova identidade tem vindo ao longo dos últimos tempos a ser um ponto primordial de diferenciação do trabalho criativo das marcas de jeans com a enorme vantagem de sua cópia ser em alguns casos quase impossível tendo em conta que as formulações químicas são complexas.

Com um trabalho de design equilibrado, bases de Denim adequados aos resultados visuais pretendidos da lavagem e numa constante pesquisa de técnicas e formulações de lavagens se conseguem um custo benefício do produto bastante competitivo e com um grau de exclusividade bastante elevado, valor fundamental para se diferenciar no mercado.

Explique como podem ser realizados os principais efeitos no jeans?

A lavanderia e seus efeitos são geridos na maior parte dos casos por uma forma empírica, porém terá que ser gerida por algumas regras.

A experimentação terá que ser constante, e o contra processo terá que ser colocado em prática embora as regras de trabalho químico sejam fundamentais para que nos possam surgir novos parâmetros de desenvolvimento e uma constante pesquisa de produtos é importante para que algo novo aconteça.

Explique como podem ser realizados os principais efeitos no jeans?

Este fator produto químico e ligação, parceria com produtores químicos é fundamental em função de novas ideias, porém o mais importante é darmos internamente a lavanderia o direcionamento que queremos e deveremos dar.

Os produtos químicos têm a validade que lhe conferimos e muitas vezes novos dimensionamentos é o “clik” para a descoberta da inovação.

É fundamental para a realização de novos processos, darmos de forma constante quer aos produtos químicos quer aos equipamentos novas condutas produtivas e esse trabalho é fundamental para a sustentabilidade de uma lavanderia Premuim pois a inovação, a criação de novos efeitos lhe trará durabilidade e credibilidade e o desejo de seus clientes.

Em resumo posso assegurar que nos últimos tempos os processos mais fashion do momento não são a origem de novos produtos químicos muito menos de novos equipamentos mas sim a reciclagem de novas aplicações já utilizadas desde algum tempo bem como a reutilização de equipamentos convencionais que no seu somatório são o mais inovador do momento em termos de lavanderia.

Como unir lavanderias e sustentabilidade?

O tema sustentabilidade é algo presente e de enorme preocupação.

Felizmente temos assistido a um trabalho profundo por parte de algumas lavanderias para que tentem minimizar o impacto ambiental.

É possível conciliar ambiente, lavanderia e inovação. Por outro lado temos exemplos de fatos devastadores de empresas sem a menor preocupação ambiental que em nada dignificam uma indústria que já tem excelentes exemplos que se pode trabalhar o Denim preservando a natureza.

Hoje existem técnicas que nos permitem fazer Stone wash reduzindo os tempos de stone, bem como as razões de banho diminuindo o nível de água recorrendo a pedras abrasivas com grau de contaminação muito baixa sem utilização de químicos com a vantagem de diminuição de 50 % de contaminação química.

Os processos de tingimento “seco” fundamentais na diminuição do consumo de água nos trazem a redução drástica na contaminação de água permitindo uma reutilização de água quase de 100 %.

Oxidações através de gases sem recursos a neutralizações vieram revolucionar os trabalhos de clareamento do Denim baixando custos e níveis de contaminação, e consumos de água bem como processos de amaciamento que hoje são possíveis em lavanderias na Europa, feitos através de gás carbono sem recurso a água.

Desta forma poderemos afirmar que sustentabilidade / lavanderias podem trabalhar e viver em conjunto, porém é necessário que cada vez mais as autoridades ambientais fiscalizem para que seja cada vez mais valorizado quem se preocupa pelo ambiente e criar incentivos para que este tipo de preocupação seja um objetivo comum e prioridade por parte de cada lavanderia.

Quais as principais lavagens e beneficiamentos para o próximo inverno?

Os principais tops wash para o próximo inverno são:

- Foam wash

- Resinagem por gravidade

- Rusty Efect´s

- 3D Tricolores

- Ice Efect´s

- Marbel Wash

Fonte:guiajeanswear.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário