sábado, 18 de dezembro de 2010

Confecção - Eficiência Fabril

FICÊNCIA FABRIL

Muito pode se ganhar na área fabril, mas nem sempre da forma como entendem muitos diretores de empresas de confecção, cobrando eficiência apenas das costureiras

Olho do meio

“É preciso ter no corte um gestor hábil, capaz de avaliar estas sutis diferenças e que consiga formar duplas equilibradas, harmoniosas entre si”

Em nossa experiência de décadas administrando empresas de confecção, podemos afirmar que 40% da ineficiência fabril vêm da administração da produção; 30% do desenvolvimento de produto e só 30% da fábrica propriamente. Olhando para a fábrica, classificamos as possibilidades em dois grupos: materiais e mão-de-obra. Observando melhor, mesmo as perdas ou os ganhos em materiais são provenientes de ações das pessoas que executam o trabalho. Portanto, também estão vinculados à mão-de-obra, mas a distinção é pelo valor ganho com materiais e pelo valor ganho com eficiência em mão-de-obra.

Corte/Enfesto

Este é o setor em que mais se pode ganhar com materiais, mas a mão-de-obra também permite ganhos aqui. Mesmo nas empresas que possuem sistema de risco computadorizado e até máquinas de enfestar, ou ainda, CAD CAN, há onde ganhar em materiais. O risco ideal é aquele que tem o maior comprimento e a maior altura possíveis. Tem sido difícil conciliar isso com os volumes de venda. Então, deve prevalecer o maior comprimento possível, pois ganho com tecido sempre supera as perdas em MOD (mão-de-obra direta). Mas a dica aqui vai para o risco. Normalmente, o riscador deixa uma margem de 1 cm, no início e mais 1 cm no final do encaixe. Quando os enfestadores preparam a mesa, deixam mais uma margem, além daquela, de 1 cm no início e no final, como garantia contra encolhimentos.

Mas se o leitor(a) der uma passada pelas mesas de enfesto, encontrará sobras que vão muito além do que está marcado na mesa e no risco. Vale a pena interromper o trabalho deles e pedir que coloquem o risco sobre o enfesto e avaliar com eles a sobra.

Nas empresas em que o enfesto é totalmente manual, o corte folha a folha é irregular e cada folha sobreposta é maior que a anterior. Não se surpreenda se encontrar na média mais de 2 cm no início e final, além da marcação. Em um enfesto de 50 folhas, são 2 metros de tecido perdidos. Se fizer dez cortes por dia, são 20m/dia ou 440m/mês.

Mesmo nos enfestos em zigue-zague, se não usar guia fixo nas cabeceiras, há uma tendência de ficar maior que o necessário. Nas máquinas enfestadeiras, os operadores costumam marcar sobras de 3 cm em cada extremidade, para garantir o corte em razão do encolhimento que possa ocorrer. As máquinas modernas têm como prevenir e evitar este encolhimento.

Em todos os casos citados, só se conseguirão ganhos com um bom treinamento. Recomendamos também as máquinas de corte para fim de enfesto, elas se pagam em três meses.

Desempenho da equipe

Vamos avaliar o desempenho da equipe do corte na questão velocidade de operação. A primeira consideração é sobre a Dupla de Enfesto. A harmonia entre os dois enfestadores deve ser igual à de uma dupla de cantores sertanejos. Uma dupla dissonante não tem futuro nem na música nem no corte. Aqui vale uma adaptação do provérbio: quando um não quer, dois não trabalham. Trabalhei com uma empresa que levava isso tão a sério, que quando um enfestador pediu demissão, porque a família estava mudando de cidade, eles demitiram o parceiro. A resposta do gerente: é mais fácil treinar dois novos do que adaptar um novo ao velho ou vice-versa.

Se formos às nossas salas de corte prestar atenção nas duplas de enfestadores, vamos encontrar um mais atento que o outro; um mais rápido que o outro; um mais dedicado que o outro; um com mais habilidade que o outro; um com mais vontade que o outro, e várias outras comparações. Quaisquer que sejam, sempre um está perdendo o tempo que o outro perdeu. É preciso ter no corte um gestor hábil, capaz de avaliar essas sutis diferenças e que consiga formar duplas equilibradas, harmoniosas entre si. Esse é o início do trabalho. O restante será estabelecido pelo cronometrista.

Já o cortador não depende da quantidade de peças a serem cortadas, mas da quantidade de folhas do enfesto e de peças riscadas. Ele trabalha por metro linear do perímetro da área a ser cortada. Todos os sistemas de CAD dão essa informação. Um tempo médio de corte por metro de perímetro, para enfestos com 40 ou mais folhas, é de oito minutos para tecidos leves (malhas ou voil) e de cinco minutos para tecidos firmes (jeans ou moletom), em modelagens com várias partes pequenas. Esses tempos não são definitivos, e cada empresa tem de realizar seu próprio estudo de cronometragem.

Separação e pacotes

É de vital importância para o desempenho da costura. Deve funcionar como um Controle de Qualidade do corte. Confere a quantidade de partes, a quantidade de folhas e avalia também a qualidade do serviço do cortador, principalmente quando há partes pequenas e simétricas. Quando há partes de outros tecidos e/ou cores, mais importante ainda é essa revisão. Deve sempre estar bem esclarecida em fichas técnicas ou ordens de produção, para evitar transtornos futuros. Há casos ainda em que o separador precisa etiquetar todas as partes, para prevenir misturas de tonalidades. Recomenda-se sempre a cronometragem da atividade, para se determinar o tempo da operação.

Seja qual for o método para se determinar o tempo, é necessário que cada atividade tenha sua meta diária e que o gestor faça acompanhamento horário, verificando a possibilidade de cumprir a meta final e promovendo ações corretivas para buscar o resultado, quando observar que as metas não foram alcançadas.

(*) Tadeu Bastos Gonçalves é consultor em Gestão de Confecção, tendo atuado como professor de Cursos na Escola Senai Adriano José Marchini e como consultor de empresas, entre elas Hope Lingerie e Pênalti.


Fonte:oconfeccionista.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário