sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Organização lança relatório sobre trabalho infantil na indústria têxtil

Grande parte dos produtos das redes de fast fashion como a Zara (foto) são produzidos em países como China e Índia.

Segundo informações publicadas no relatório Child Labour Index 2011 (Índice de Trabalho Infantil 2011) e compilado pela empresa britânica Maplecroft, mercados emergentes como Bangladesh, Índia, Nigéria e Paquistão são os principais países onde ainda se utiliza mão de obra infantil na indústria, principalmente na indústria têxtil.

Dos 196 países estudados, 68 foram classificados como de extremo risco devido ao nível de abuso. Entre eles, 12 nações receberam nota zero em uma escala que ia até 10, foram eles Bangladesh, Índia, Nigéria, Paquistão, Chade, Congo, Etiópia, Libéria, Myanmar, Somália, Sudão e Zimbabwe.

A China, normalmente tida como o país com as piores condições de trabalho, teve o 13º pior resultado e recebeu nota 0,02. Mas a Maplecroft afirmou não haver estatísticas oficiais quanto ao trabalho infantil no país, pois o governo classifica essa informação como “segredo de estado”. Entretanto, o número de crianças exploradas na China é estimado entre 10 e 20 milhões.

Recentemente, uma série de varejistas europeus, como a Primark e a Monsoon, se envolveram em escândalos devido à utilização de trabalho infantil pelos fornecedores de seus produtos. Visando erradicar esse tipo de problema, os Estados Unidos lançaram nessa semana um certificado que exige das empresas boas condições de trabalho e responsabilidade social. As informações são do jornal britânico Guardian.

Fonte:modaspot.abril.com.br













Nenhum comentário:

Postar um comentário