sábado, 22 de janeiro de 2011

BALANÇO DA RIO-À-PORTER

Exportações de moda crescem 20%

O Rio-à-Porter, que terminou no último dia 13 no Pier Mauá, gerou negócios em torno de R$ 610 milhões. O resultado representa um aumento de cerca de 16% em relação à edição Inverno 2010 do evento de moda. A feira de negócios contou com 169 expositores.

As exportações cresceram 20%, somando US$ 22 milhões. "Isso mostra a importância de um programa estruturado de exportações, como o que é feito há dez anos pelo TexBrasil em conjunto com a Apex", diz Fernando Pimentel, diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). O Rio-à-Porter e o Fashion Rio receberam, juntos, 85 mil pessoas e investimento de R$ 15 milhões.

Apelo social

As novas marcas, os preços competitivos e os produtos sustentáveis e com apelo social fizeram sucesso entre os compradores. "O evento nos surpreendeu positivamente e abriu um leque maior de possibilidades, de fornecedores, já que trabalhamos apenas com produtos ecologicamente corretos. Fizemos contatos com o Grupo Natural Cotton Color, com a marca Raiz da Terra, o Artesanato Sustentável do Amazonas e com o Pólo de Itaperuna", diz Adriano Barbosa, da Cores do Algodão, de São Paulo.

Já entre os expositores, muitos superaram as expectativas de vendas. É o caso, por exemplo, da Totem que participou, pela primeira vez, da edição de Inverno do salão. A marca bateu todos os recordes de venda da estação, faturou 75% mais do que no mesmo período de 2010 e aumentou em 25% o número de novos clientes. Com isso, a Totem estará presente em mais 17 cidades.

A Alessa foi outra grife que superou a expectativa de vendas. A Basthianna também atingiu a meta e a Espaço Fashion superou em 30% as vendas da edição do ano passado. Já a Ágatha, estreante no evento, também superou em 30% a meta, batendo seu recorde de vendas para o atacado, conquistando 18 novas praças e aumentou em 20% o número de clientes.

Recorde

A Eclectic bateu recorde de vendas nesta edição. A marca teve um crescimento de 13% em relação à edição de verão. A Lust for Life, marca lançada durante o Rio-à-Porter, comemorou a venda de 3 mil camisetas para um comprador da Espanha.

A grife californiana Ed Hardy, que fez sua estréia nas passarelas do Rio-à-Porter e que veste personalidades como Madonna e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, abriu praças no Recife, Paraná, Maranhão e Santa Catarina.

Pólo de Niterói

A Donna Bis, do Pólo de Moda de Niterói, está negociando 20 mil peças - de 15 modelos diferentes - com uma grande rede de lojas de Brasília. O Polo de Nova Friburgo apresentou algumas novidades nessa edição. A linha de lingerie plus size, que vai até o número 48, e a lycra jeans strech que imita o jeans das calças, porém muito mais elástico e confortável para a mulher.

A marca mineira Raiz da Terra Green também inovou: lançou uma linha de sapatênis feitos de látex da Amazônia e bio denim. O projeto levou um ano para ser desenvolvido e custou mais de R$ 1 milhão.

A marca de bijoux Zoia, do pólo de Calçados e Acessórios, trouxe uma coleção que aproveita o resíduo industrial. Colares feitos com cápsulas de café expresso chamaram a atenção dos clientes.


FONTE: http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=90190

Nenhum comentário:

Postar um comentário