sábado, 1 de janeiro de 2011

" Conceitos da Qualidade Total

Inicio tópicos do tema mencionado, extraidos e compilados de fascículos da Folha de SP/Sebrae:

1 - QUALIDADE É UM ÓTIMO NEGÓCIO !

A atuação voltada para o cliente e o comprometimento dos funcionários com a empresa reduz custos, aumenta o lucro e traz competitividade.

Empresa que pratica a Qualidade Total mantém e amplia seus clientes, enfrenta a concorrência e garante bons negócios. É um esforço amplamente conpensador por muitas razões:

Redução de custos: Qualidade Total reduz custos porque racionaliza processos, diminui o desperdício, elimina o retrabalho e acaba com a burocracia e os controles.

Direcionamento certo: O compromisso com a qualidade estreita os laços da empresa com sua clientela, em permanente e sistemática troca de informações, o que conduz a aperfeiçoamentos e inovações de sucesso garantido.

Novas oportunidades: A prática da Qualidade Total amplia a percepção do empresário para novos negócios, novas oportunidades. Isso é resultado do permanente enfoque no cliente e em todas as suas necessidades e aspirações.

Clima de participação: Os empregados tornam-se comprometidos com o futuro da empresa. Clima positivo e produtivo é o prêmio da organização que delega competências, pratica gerencia participativa, treina, incentiva e valoriza o empregado.

Novos mercados: Qualidade Total qualifica e empresa para novos mercados. É o caso das oportunidades surgidas com o processo de terceirização, que ganha força no Brasil. Empresas de maior porte transferem a outras, de menor porte, etapas de seu processo de produção e/ou serviços e, com isso, se tornam mais ágeis e competitivas. Oportunidade só para quem pratica a qualidade.

Retorno compensador: Ampliação da lucratividade da empresa, sem que isso signifique necessariamente preços mais elevados e maiores encargos para a sociedade. O que é muito bom para a coletividade e ótimo para o empresário de visão.

QUALIDADE TOTAL RESUME AS CONDIÇÕES PARA A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA.

A prática da qualidade requer:

1-Clima de confiança entre os empregados, com a eliminação do medo de participar e quebra de barreiras entre as diversas áreas.Capacitação, participação e comprometimento dos empregados com o futuro da empresa.

2-Cumprir com excelência a finalidade para qual e empresa foi criada.

3-Fazer certo, da primeira vez, SEMPRE!

4-Busca permanente da perfeição.

5-Satisfação total dos clientes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário