terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Desempregado", José Alencar quer procurar emprego ao receber alta

Em entrevista exclusiva para o Abril.com, ex-vice-presidente fala sobre os planos profissionais para 2011 e da paixão pela política

Hospitalizado desde o dia 22 de dezembro para o tratamento de um câncer na região abdominal, o ex-vice-presidente José Alencar já tem planos para quando deixar as instalações do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Com o quadro clínico estável, o político parece se manter otimista com a perspectiva de receber alta, ainda que não haja previsão para a chegada deste dia.

Em entrevista exclusiva para o Abril.com, o político afirmou que após o aval médico irá procurar emprego. “Só posso dizer que vou trabalhar. Agora tenho que ver qual ocupação vou encontrar”. Desempregado, como ele mesmo se classifica, Alencar não pretende passar muito tempo longe da vida pública. “Penso em me candidatar nas próximas eleições, quando estarei com 83 anos”.

O político não revela o cargo de seu interesse. Mas nas “três ou quatro eleições” que ainda deseja disputar as possibilidades a se cogitar são muitas, incluindo como ministro, atuação que já consta em seu currículo. “Em 2004 o ex-presidente Lula me convidou para assumir o Ministério da Defesa por alguns dias e acabei ficando dois anos".

Devoção pelo trabalho

O fôlego para trabalhar começou cedo. Aos sete anos José Alencar já trabalhava – ou atrapalhava –, como gosta de dizer, na loja da família. Mas, a paixão do jovem, que se emancipou aos 18 anos e deu início a um império têxtil a partir de 15 mil cruzeiros emprestados pelo irmão, é mesmo a política.

“Como político eu me realizo de muitas maneiras”, conta. “Não ingressei na política para me servir dela. Tenho retorno, mas não material”. A retribuição, segundo ele, vem das formas mais sutis, como os pedidos de entrevista que lhe lisonjeiam e as centenas de correspondências que recebe e tenta ler uma a uma. “O apreço que as pessoas têm por mim traz compensação e não tem preço”.

Votos para 2011

Apesar de constar em sua lista de desejos para 2011, por recomendação médica o ex-vice-presidente não esteve presente na posse da presidente Dilma Roussef. “Nunca estive em uma comemoração de posse, por coincidência estava sempre internado ou no centro cirúrgico. A comemoração ficava sempre para depois”, diz.

E, segundo Alencar, o resultado das eleições de 2010, é merecedor de comemoração. “Sei que ela (Dilma) fará um grande governo. Aposto nisso porque a conheço e sei que ela tem compromisso com o Brasil”. A fé é tamanha na nova chefe de Estado brasileira que o presidente de honra do Partido Republicano Brasileiro confessa ter incluído os votos de sucesso da presidente à frente do maior país da America Latina em sua lista de desejos para 2011.

Mas, já avisa que não vai ficar apenas olhando. “Quero trabalhar para ajudá-la a fazer nossa economia crescer, independentemente da função que eu venha a ocupar”. Ao ser perguntado para onde irá encaminhar seu currículo Alencar não se faz de rogado “acho que meu currículo já é bem conhecido por aí”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário