domingo, 16 de janeiro de 2011

Estado garante benefícios para a indústria da moda no Rio de Janeiro

Secretário Julio Bueno destaca “atmosfera favorável ao setor” durante coletiva do Fashion Rio e Rio-À-Porter.

Rio – O Governo do Estado do Rio de Janeiro dará continuidade à política de incentivos para promover a indústria da moda, como forma de aumentar a competitividade do setor. A garantia foi dada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, na coletiva de abertura do Fashion Rio e do Rio-À-Porter, realizada na tarde do dia 10 de janeiro (segunda-feira), no Palácio da Cidade.

- A indústria da moda transborda por todo o estado, com polos que trazem desenvolvimento em diversos locais, como Itaperuna, Cabo Frio e Nova Friburgo, por exemplo. É grande a preocupação do Estado em promover o setor, reduzindo os impostos. Temos hoje uma atmosfera tributária favorável à indústria da moda, que talvez seja a melhor do Brasil – disse, ao lembrar que o setor de vestuário, assim como o de calçados e joias, retém 2,5% como taxa de ICMS.



O secretário também ressaltou a oferta de linhas de financiamento a baixo custo pela Investe Rio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Nossa agência permite que os empresários se beneficiem de empréstimos para desenvolver o setor de moda”, destacou.



Bueno comentou ainda as propostas apresentadas na coletiva pelo diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Fernando Pimentel, para estimular o setor no país, com base na desoneração sobre o custo do emprego, das exportações e dos investimentos. “Esta agenda de competitividade é fundamental para o Brasil e para o Rio de Janeiro”, disse. E lembrou que o Estado do Rio já oferece medidas de incentivo para reduzir os custos dos investimentos, de forma a tornar-se mais atraente para os empresários.



- Aqui no Estado é regra geral que investimento (em bens de capital) não paga imposto. Já temos garantido isso em diversas atividades e vamos discutir com a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) a desoneração sobre os investimentos em toda a cadeia de moda –, disse Bueno. A ideia seria eliminar os impostos sobre máquinas e equipamentos a ser adquiridos por confecções e outras empresas do setor para expandir suas atividades, aumentar a produção e gerar mais empregos.



Bueno também destacou que o estado vive um novo momento econômico, diferente do que era há 10 anos, quando o Fashion Rio começou.



- O crescimento econômico do Rio está ‘contratado’ para os próximos anos e isto é uma mudança completa de agenda. A agenda, que era a da decadência, agora é a agenda da esperança. Mas a agenda da esperança também dá trabalho, por isso precisamos aproveitar este momento para dar base definitiva à nossa economia. O petróleo não nos permite isso, mas setores da indústria criativa, como moda, design e inovação tecnológica podem dar essa base definitiva. A nossa luta fundamental é fazer com que a economia do século XX alavanque a do século XXI – destacou.



Presente à coletiva, a secretária estadual de Esporte e Lazer, Márcia Lins, também discorreu sobre o momento exitoso do estado do Rio de Janeiro.



- O governador vem se dedicando, junto com Julio Bueno, no estado inteiro e quero destacar que para a gente é muito bom ver o que está acontecendo no Rio. Até pouco tempo atrás parecia um sonho termos Jogos Olímpicos e as comunidades desocupadas do crime organizado, e estamos consolidando este sonho. E o Fashion Rio faz parte disto tudo, deste contexto escolhido pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, exatamente neste momento de ressurgimento – destacou Marcia Lins.

 





Fonte:revistafator.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário