quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Magnata têxtil Roger Milliken morre aos 95 anos

Adicionar legenda
Por décadas, foi uma das principais vozes no combate aos tecidos importados de baixo custo

Roger Milliken, um dos principais nomes da indústria têxtil norte-americana, morreu no último dia 30 de dezembro aos 95 anos. Milliken ganhou fama e prestígio ao assumir, com 31 anos, a tecelagem da família após a morte do pai, na Carolina do Sul. O magnata sofria de várias doenças, incluindo leucemia crônica.



Enigmático, Milliken foi uma figura influente na política local e nacional por mais de 50 anos, apoiando candidatos conservadores e debatendo as consequências da globalização no mercado doméstico. Nos últimos anos, se afastou da presidência da empresa. Famoso pela discrição no tocante aos seus próprios negócios, não se afastava de polêmicas sobre comércio exterior. Por décadas, foi uma das principais vozes no combate aos tecidos importados de baixo custo, apesar de sua empresa operar tecelagens na Ásia e Europa, que dizia atender somente a estes mercados.

“Ele foi um grande industrialista. Pegou uma empresa relativamente pequena e a transformou num conglomerado bilionário. Era um visionário, que predisse fatos como a redução da base manufaturada e a perda de empregos da classe média”, afirmou Auggie Tantillo, diretor executivo da American Manufacturing Trade Action Coalition, uma organização de lobby e comércio em Washington que já foi presidida por Milliken.

 
Fonte:closetonline.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário