quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

'Patrão' da Zara abandona gestão

Amâncio Ortega, fundador do grupo Inditex, anunciou esta terça-feira que vai deixar a liderança do grupo têxtil, dono de marcas como a Zara, e propor aos accionistas o nome de Pablo Isla, vice-presidente, para lhe suceder.

Segundo a agência espanhola EFE, Amâncio Ortega, de 74 anos, vai propor na próxima assembleia-geral de accionistas, em Julho, que a presidência do gigante têxtil seja assumida pelo actual vice-presidente e administrador delegado, Pablo Isla, de 46 anos.

Numa carta enviada a todos os trabalhadores da Inditex, Ortega, que é accionista maioritário com 59,23% do capital, informa que pretende nomear Pabro Isla e garante que se manterá na empresa e no conselho de administração, realçando o início de uma nova etapa que "será a combinação de juventude e experiência".

O presidente da Inditex sublinha que propõe Isla como sucessor com "tranquilidade e segurança de que é o melhor para o futuro da empresa".

Em 2010, as acções da Inditex valorizaram 31,04%, o que fez da empresa dona da Zara, a segunda mais rentável das que conseguiram terminar o ano no verde dentro do índice bolsista madrileno IBEX 35.

Amâncio Ortega começou a carreira profissional como "moço de recados" numa loja de camisas e, passado meio século, tem uma das dez maiores fortunas do mundo. Segundo a Forbes, em 2007, era o oitavo homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 24 mil milhões de dólares.

O grupo espanhol Inditex registou nos primeiros nove meses do seu ano fiscal -- 1 Fevereiro a 31 Outubro -- lucros de 1.179 milhões de euros, mais 42% que no mesmo período do ano passado.

Além da Zara, o grupo Inditex engloba marcas como a Massimo Dutti, Stradivarius, Pull and Bear, Bershka, Oysho e Uterque, contabilizadando cinco mil lojas em 77 países.


FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/patrao...

Nenhum comentário:

Postar um comentário