quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Planejamento de Carreira

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

O coadjuvante vira protagonista: se você quer novos rumos na sua carreira em 2011, comece pelo seu tempo

BAIXE PASSO A PASSO

A partir de informações cedidas pela consultora

Giovana Tensini de Aguiar, o Noticenter preparou

um guia com seis fatores que você deve levar em

consideração ao planejar sua carreira para este novo

ano. Para fazer o download da apresentação, basta

clicar no botão abaixo: (Arquivo em PowerPoint)

Alguns computadores não permitem que o arquivo seja visualizado com sucesso. Clique aqui e solicite uma cópia à redação do Noticenter.

LINHA DIRETA

Visite o site da SBA Associados

(47) 3322-0413

Ter sorte na vida profissional é importante. Há diversas histórias de pessoas que estiveram na hora exata com a pessoa certa. Mas, certamente, não podemos apenas cruzar os braços e esperar que a sorte aconteça. O planejamento de carreira é uma das mais poderosas e eficazes ferramentas para quem quer que 2011 (2012, 2013...) seja um ano de sucesso. Parece fácil, mas não necessariamente é. O Noticenter foi conversar com a consultora Giovana Tensini de Aguiar, especialista em carreira da SBA Associados, que garante: todos os fatores são decisivos, mas o desafio é encaixar tudo isso no seu tempo.

“A gestão do tempo sempre foi o pano de fundo de todas as questões pertinentes à gestão de carreira. Mesmo com todas as outras ferramentas imprescindíveis para que seja possível caminhar a passos certos para um futuro profissional, ele, o tempo, sempre esteve lá para organizar os passos a serem tomados”, explica Giovana. “Hoje, com a correria cada vez maior, saber gerir o tempo tornou-se tão fundamental quanto a ousadia para arriscar em novas oportunidades”, acrescenta.

A PRIMEIRA ETAPA: ONDE VOCÊ CHEGAR MESMO?

Nenhum caminho pode ser planejado para quem não tem destino. Este é o primeiro desafio para que você consiga planejar seu ano: pense muito bem onde você quer chegar. “Muitas pessoas dizem ter objetivos, mas têm sonhos. Para ser presidente de uma companhia, não é possível, ou é raro, pelo menos, passar de assistente para presidente. Objetivos são os passos que cada um precisa dar para atingir o seu sonho”, explica a consultora. “É isso que você precisa ter claro: o seu objetivo para este ano”.

Ela comenta que, se neste objetivo estiver uma promoção, é fator primordial que se saiba que competências são necessárias para chegar até ela. “Se você quer ser gerente, pesquise o que um gerente precisa ter. Se a empresa onde você está não divulga um plano de cargos e salários, pense em que competências o atual gerente tem ou você acha que deveria ter”, diz Giovana. Segundo ela, é a partir daí que se começa um planejamento tangível. Isso também vale para o caso de você tentar mudar de emprego.

Esta descoberta leva tempo, pensar nisso leva tempo. Começa a aparecer o relógio. “Dedicar tempo a pensar no que você quer é uma ferramenta muito importante para planejar”, assegura a executiva. “Afinal de contas, esta decisão permeia todo o resto”.

SÓ COM OUSADIA SE VAI PARA FRENTE

Planejamento pressupõe organização para desafios, e para encarar desafios é preciso ousadia. Planejar sua carreira significa, antes de qualquer coisa, se preparar para encarar uma nova realidade. O que tudo isso quer dizer? “É preciso ousadia para iniciar qualquer ação que tome o seu tempo e que exija sua dedicação. Tão importante quanto esta ousadia inicial é a persistência para seguir com isso pelo tempo planejado. Estas duas características são fundamentais”, explica a consultora da SBA Associados.

O BOM E VELHO FEEDBACK

Você já cansou de ouvir falar que o feedback é fundamental, não é? E já tem o seu do ano que passou? “Muita gente não dá a importância que o feedback realmente tem. É ele uma arma importantíssima para que você planeje sua carreira”, afirma Giovana. Ela exemplifica. “Se na sua avaliação constou uma dificuldade em liderar, busque aperfeiçoar isso e mostre para quem importa (seus gestores ou quem lhe deu o feedback) que você o fez. Além de mostrar interesse, valoriza as avaliações”.

Se, por algum motivo, você não conseguiu um feedback do período que passou, faça uma autoavaliação. Esta é a dica de Giovana. “Pense quais foram as decisões mais difíceis, as situações que você se viu em apuros e busque as desenvolver”, diz a consultora. Mesmo que de forma informal, o feedback é fundamental.

INFORMAÇÃO: TÊ-LA OU TÊ-LA

Parece bobagem colocar no seu planejamento algum tempo para que você se dedique à leitura e à informação. Mas não é. “Profissionais bem informados sempre causam uma boa impressão. Seja algum comentário a respeito do jornal do dia ou de uma informação importante sobre o mercado em que atua”, comenta Giovana. Dedicar pelo menos certo tempo diário a este desenvolvimento de conhecimento através da informação é, para a consultora, um diferencial importantíssimo.

Isso vale também para uma língua estrangeira – a mais importante para a sua área de atuação – e leituras de livros importantes que abordem gestão e conteúdos fundamentais, seja qual for a área de atuação.

POR FIM (MAS EM PRIMEIRO LUGAR): SUA QUALIDADE DE VIDA

Giovana comenta que nenhuma das ações acima funcionará sem que você dedique tempo à sua qualidade de vida. “Um esporte, sua família, viagens, aeromodelismo, dança de salão. Não importa. O que importa é que você também se divirta e tenha momentos de descontração”, destaca a consultora. “Pode parecer impossível, mas, para isso, nós sempre precisamos arrumar um tempinho”.

O TAMANHO DO DESAFIO

Você percebeu o tamanho do desafio que você tem para os próximos 12 meses? Giovana comenta que parece difícil, mas inconscientemente você já faz isso com seu tempo. “Você sabe que precisa entregar um relatório, fazer algumas ligações e enviar alguns e-mails. Você seleciona o mais importante, sabe que precisa entregar e faz. É assim também que precisa ser com o planejamento de carreira. A diferença é que é um processo mais demorado e que exige mais disposição e persistência”, finaliza Giovana, que garante que os resultados valerão a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário