segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Reservatório da antiga fábrica Nova América vira piscinão

Da famosa Praia de Copacabana até lá, são 50 quilômetros. Chegando ao bairro da Taquara, em Duque de Caxias, são mais dez minutos de trilha. Só então chega-se ao que vem sendo chamado de “paraíso da Baixada” — uma escondida represa, de cinco mil metros quadrados, que virou área de lazer nos dias quentes do verão.

Carmem da Cruz, de 46 anos, se refresca sempre no local com o marido, o filho e os vizinhos.

— Mergulhar aqui é uma delícia — diz a dona de casa.

O local foi criado para lavar tecidos da antiga fábrica Nova América. A indústria, uma das maiores do país, com três mil funcionários, entrou em processo de falência nos anos 80 e fechou as portas, em 2005. Desde então, banhistas nadam livremente no lago, que chega a ter 40 metros de profundidade em alguns pontos.

Reservatório de antiga fábrica vira piscinão na Baixada / Foto: Extra / Fabiano Rocha

A partir daí, a Cedae passou a ter o direito de captar água da represa, mas não se responsabiliza pela segurança do lugar.

— Aquilo continua sendo de propriedade privada. Por isso, não temos obrigação de cuidar do lago — afirmou o presidente da companhia, Wagner Victer.

Por outro lado, a Prefeitura de Caxias acusa a Cedae de descaso:

— Eles têm, sim, essa responsabilidade. Pessoas estão morrendo afogadas, sendo contaminadas e nada tem sido feito pela companhia, que já foi notificada inúmeras vezes — disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia.

Com poucas opções de lazer na Baixada, as crianças são frequentadoras assíduas do “piscinão”. Entre um mergulho e outro, os quatro filhos da doméstica Ana Lúcia Almeida, de 49 anos, contam que adoram ir ao local.

— A gente tenta vir quase todo dia. Me divirto muito — disse Ana Beatriz, de 12 anos.

Luana Alves, de 10 anos, concorda:

— É o paraíso da Taquara!

Fonte:extra.globo.com/noticias/rio




Nenhum comentário:

Postar um comentário