segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Têxtil Distral encerra suas atividades

Americana - A Distral, uma das maiores referências da indústria têxtil de Americana, encerrou ontem suas atividades após mais de 60 anos de história. Fundada nos anos 50, a empresa familiar atravessava uma forte crise e teve de fechar suas portas. Devido à situação, o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis do município optou por entrar com uma medida cautelar de arresto dos bens da fábrica e seus sócios.

Segundo o presidente da entidade sindical, Antonio Martins, a medida tem como principal objetivo garantir os direitos dos 80 funcionários que ainda trabalhavam na indústria têxtil. "A empresa vinha atrasando salários, recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e outros encargos. Entendemos então que era necessário tentar preservar os bens existentes para salvar alguma coisa aos trabalhadores", explicou.

Na medida cautelar proposta junto ao Ministério do Trabalho, o sindicato destaca também que ao longo dos últimos anos várias representações foram feitas na Justiça contra a Distral alertando sobre a situação de calamidade. Oficialmente, a empresa não informou os sindicalistas sobre seu fechamento e de que forma pretende saldar os débitos trabalhistas.

"Esse é um problema que se aprofundou ao longo dos anos, o maquinário foi ficando sucateado e os funcionários sempre tiveram a esperança de que a empresa iria realizar os pagamentos corretos, mesmo que fechasse. Agora queremos minimizar as dificuldades encontradas por eles e a medida encontrada foi à Justiça", completou Martins.

HISTÓRIA

A Distral foi fundada por Álvaro Cechino, já falecido, e permaneceu nas mãos da família até o encerramento de sua produção. Em seus áureos tempos, a fábrica exportava tecidos finos que eram referência nas principais lojas de moda do país.

Antes de iniciar a empresa, Cechino foi o idealizador da Citra (Companhia Industrial de Tecidos Rayon Americana), uma cooperativa que agregava pequenas indústrias para competir contra os grandes do mercado. Entretanto, com os passar dos anos, seus cooperados foram vendendo as cotas de participação e a idéia chegou ao fim sem sucesso.

Nenhum diretor da empresa foi encontrado no início da noite de ontem para comentar o assunto.



Fonte:oliberalnet.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário