sábado, 5 de fevereiro de 2011

Barack Obama, presidente dos EUA: para quem não quer perder tempo, tudo preto.

Como combinar calças, sapatos e meias e quando deixar estas na gaveta. A fórmula, para quem não quer perder tempo, determina tons mais sóbrios para a metade inferior do corpo e um sinal de proibido bem grande para meias brancas.

"Meia branca, só com tênis, para fazer ginástica, jogar tênis ", diz João Camargo, da Camargo Alfaiataria. E a meia branca não precisa ir até o joelho; deve ser a de cano curto. O estilista Mario Queiroz concorda. "Meia esportiva, mais grossa, branca ou de outra cor deve ser usada com tênis."

O tecido 100% algodão nas meias, de qualquer cor, e sapatos de couro natural são a opção correta para evitar mal cheiro nos pés. E para não perder tempo na hora de se arrumar ou fazer a mala, é melhor investir em meias lisas, sem desenhos ou estampas. "Para os mais clássicos e conservadores, melhor as lisas, assim nunca vão errar", diz a CEO do grupo Armani no Brasil, Patricia Gaia. "Meias divertidas, com personagens de desenho animado devem ser esquecidas. É cafona", diz Queiroz, lembrando que o mesmo deve ser observado com relação a gravatas.

Camargo Alfaiataria: calça bege vai bem com o mocassim castor, sem meias

Para trabalhar ou se divertir, na hora de escolher os sapatos e as meias, o homem não precisa se preocupar com a cor da camisa - uma dúvida recorrente. "A cor da meia deve sempre combinar com a cor da calça ou o do sapato e nunca pela camisa", diz Patricia. A harmonização deve ser feita na parte debaixo do corpo.

Em temporada de verão chuvoso, Camargo aconselha a evitar calças de cor clara pois "marcam demais". Queiroz não se incomoda em ver alguém vestindo uma calça clara em dia de chuva, mas lembra que, por ser clara, ela não deve ser usada por dois dias seguidos. A CEO do grupo Armani diz que "nos dias chuvosos devemos optar pelas cores escuras, pois escondem mais a sujeira e os respingos nas barras". Paletós e calças nas cores azul-marinho, preto e cinza são os mais vendidos pela Armani no Brasil, onde o grupo italiano tem 12 lojas.

Tons de cinza, preto e azul marinho e até um jeans, em empresas que adotam um código de vestir informal, são mais apropriados. Com a metade inferior mais escura, vale clarear a de cima com camisa branca, azul ou rosa claro.

O marrom do sapato e das meias vai bem com a calça cinza, também da Camargo

Em princípio, a meia deve seguir a cor da calça. Se a escolha for, por exemplo, por uma calça azul-marinho, a meia deve ser azul-marinho, diz Camargo. O sapato, nesse caso, pode ser preto ou marrom escuro. Queiroz não é tão taxativo. Observa que o homem não precisa ser monocromático. A calça preta, para ele, não pede somente meias pretas. Pode ser usada com meias cinza, mas não cinza-claro. "O que se deve evitar é contrastes gritantes com a calça", diz Queiroz.

O sapato em tom castor, aquele marrom um pouco mais claro, é um curinga e pode acompanhar uma calça cinza, um jeans ou uma de sarja, mais esportiva, bege clara, observa Camargo. Neste caso, o calçado ideal é o mocassim - se este for raso, deixando à mostra uma boa parte do peito do pé, as meias ficam na gaveta. Para aqueles que não conseguem calçar um sapato sem meias, Queiroz sugere meias sem cano, que abrigam os pés, mas não aparecem.

A calça bege também abre uma exceção - toda regra tem uma - na fórmula que manda repetir a cor da calça na meia. A perna em tom de café com leite, segundo Camargo, pode ser acompanhada de meias e sapatos marrons.

E sobre sapatos, Queiroz tem mais uma dica: aposente de vez ou fuja daquele mocassim enfeitado com um pingente de couro - "é muito feio".


Fonte:valoronline.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário