sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os segredos da área de compras

Todas as empresas, das menores às multinacionais, independentemente da sua atividade, precisam fazer compras. Em muitos casos, administrar bem essa área pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Comprar bem a matéria-prima é uma necessidade para quem quer se destacar. Mesmo com essa importância, muitas empresas exercem muito mal suas compras, geralmente porque acreditam que o preço é o único fator relevante para a tomada de decisão.

Além do preço, mais dois fatores são fundamentais para uma boa compra, seja ela de matéria-prima, uso de software, material de limpeza ou produtos para revender. O primeiro deles é a definição da quantidade a ser comprada. Conhecer a quantidade certa do que se precisa não é fácil, pois é necessário estimar o que ocorrerá no futuro. Mas é um exercício que vale a pena ser feito, pois, quanto melhor a estimativa, maior a economia para a empresa. Se a compra for menor, o produto faltará, e muitas oportunidades serão perdidas. Se for maior, haverá o risco de o produto encalhar no estoque ou ficar desatualizado, alem de reter o precioso capital da empresa e comprometer seu fluxo de caixa.

Para uma boa estimativa, é importante que a empresa seja organizada e tenha informações sobre o passado para poder prever os meses à frente. Assim, caro empresário, tenha sempre as quantidades que você utilizou, organizadas por mês ou semana, porque elas serão a base da sua estimativa. Em seguida, é importante analisar as tendências, verificando se o uso de um determinado produto vem subindo ou diminuindo, se ele está na moda ou é sazonal. A sua experiência em geral dará uma boa estimativa se você separar um tempo para pensar e definir esses fatores.

Não é necessário utilizar os mesmos critérios para todas as compras. Para produtos mais perecíveis ou que contenham maior risco de flutuação de preços, seja mais conservador nas estimativas e compre sempre um pouco menos. Para produtos mais duradouros, cujos preços oscilam pouco e cuja falta será mais grave ao seu negócio, seja mais agressivo e estoque um pouco mais. Cuidado para não cair na tentação de comprar uma quantidade maior para conseguir maiores descontos. Muitas vezes o risco de estoque e os juros que você deixa de receber pelo seu dinheiro que estaria no banco não compensam a redução no preço.

O outro fator que deve ser levado em consideração, além do preço, é a qualidade do que se compra. Muitas vezes os empresários se esquecem de que o custo de não ter qualidade é muito maior do que o desconto na compra de um produto pior. Má qualidade resulta em clientes insatisfeitos, troca de produtos e tempo dos seus funcionários escutando a reclamação, entre uma série de outros problemas que geram inúmeros custos ao seu negócio. Compre produtos e serviços de qualidade ou simplesmente não os compre, pois não irá valer a pena, mesmo que sejam bem mais baratos.

Para garantir a qualidade do que se compra, também existem alguns pontos importantes. O primeiro deles é testar o produto, antes de colocar o pedido e também ao recebê-lo do fornecedor. Deixe uma parcela do pagamento para vencer somente depois dos testes de qualidade. Teste bem o que você comprou, seja utilizando, mandando para um laboratório ou consumindo uma parte. Outra possibilidade para verificar a qualidade do fornecedor é checar suas referências. Ligando para outros clientes que já fizerem negócios com ele, você consegue descobrir se estará lidando com uma empresa séria e quais os principais cuidados a tomar.

O preço que se paga pelos produtos também é muito importante e deve-se lutar para que ele seja o mais baixo possível, desde que isso não interfira na qualidade nem em quantidades que atrapalhem seu fluxo de caixa. Para conseguir preços baixos, a estratégia imbatível é não ter o pudor de avisar seus fornecedores que existem concorrentes com preços mais baixos que eles. Sempre dê a chance para cada fornecedor abaixar um pouco mais seu preço e aumentar o prazo. Esse leilão, quando feito de maneira organizada e preservando a qualidade, tende a trazer grandes economias para sua empresa. Caso não seja o empreendedor quem conduza esse processo, o ideal é que o funcionário responsável seja muito inteligente, confiável e organizado.

Cuidando para comprar na quantidade correta o que se precisa, garantindo a qualidade dos produtos e serviços contratados e brigando por preços competitivos, uma empresa pode assegurar que tem uma excelente área de compras. Dado que hoje cada vez se tem menos margem para errar, o resultado nas compras já é um grande indicativo do sucesso que uma empresa vai ter no futuro. Assim, caro empreendedor, invista nessa área e garanta que esteja cuidando bem dos três fatores para que sua empresa seja campeã nas compras e possa por sua vez oferecer bons produtos e serviços aos seus clientes.

* Renato Feder é graduado em Administração de Empresas pela FGV, mestre em Economia pela USP, professor da Universidade Mackenzie e empresário há oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário