sábado, 28 de maio de 2011

Processo para abertura de empresas será eletrônico

Governo Federal deve implantar ainda este ano um programa digital para simplificar e acelerar a abertura de empresas no Brasil.

Quem já abriu uma empresa sabe da burocracia e demora para que toda a documentação fique pronta. O processo é longo e bastante lento. No entanto, este cenário deve mudar nos próximos 150 dias. De acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal, um sistema para simplificar a abertura de empresas no país deve entrar em funcionamento até o final deste ano.

O sistema – que já está em desenvolvimento – está previsto em lei que foi aprovada há cinco anos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, todas as cidades do país estão integradas no projeto.

De acordo com o contador Gilmar Rissardi – sócio da Bilanz Gestão Contábil – o sistema deve padronizar o processo de abertura de empresas e, consequentemente, torná-lo mais ágil. “Cada cidade tem suas normas para a abertura de empresas e o programa de padronização e simplificação vai melhorar muito as atividades do setor, afinal, hoje uma empresa leva em média 100 dias para estar regularmente funcionando”, explica o contador.

Para se ter uma ideia, em alguns países da América Latina uma empresa leva cerca de 60 dias para estar aberta. Já nos Estados Unidos, o processo leva apenas seis dias. “O Brasil tem uma grande demanda de novas empresas, em todos os nichos do mercado. Este sistema eletrônico vai mudar a nossa realidade e, por outro lado, será mais eficiente para o Governo, que poderá acompanhar ainda mais de perto o crescimento das atividades econômicas no país”, afirma Gilmar Rissardi, da Bilanz.

Fonte:bagarai.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário