sábado, 14 de maio de 2011

Roupas do mesmo número diferem mais de 12cm

Se uma amiga que você conhece há décadas te presentear com uma calça dois números menores ou maiores que o seu, não encare como desinteresse ou ofensa. As marcas estão mesmo seguindo sua própria tabela na hora de numerar as peças. O resultado? Ficou impossível acertar olhando apenas a etiqueta.

 

Isso foi constatado em roupas para ambos os gêneros, através de pesquisas promovidas nos Estados Unidos por diferentes publicações. A Esquire.com encontrou 12,7 cm de diferença em uma calça com etiqueta 34, mas com 39 polegadas na verdade. Já a Nytimes.com constatou diferença de 3 tamanhos em vestidos de mesma numeração.


Além de confundir consumidores, a numeração errada colabora para aumentar as devoluções. Segundo a Federação Nacional de Varejo dos EUA, os produtos retornados em 2010 equivaleram a 8% das compras, um total de US$ 194 bilhões de dólares.

No Brasil, problema se repete

Através de uma breve enquete realizada entre os seguidores da UseFashion no Twitter, constatamos que a confusão ocorre também com os consumidores brasileiros. Como mostra o gráfico abaixo, mais da metade afirma que o tamanho varia mais de duas numerações conforme a marca. Há uma recente padronização proposta pela ABNT, mas a adesão é voluntária.














Nenhum comentário:

Postar um comentário