terça-feira, 10 de maio de 2011

TAM opera 13 mil toneladas no Ceará! Setores Têxtil e de Confecções são os mais lucrativos para o braço logístico da empresa

Mesma quantidade de cargas que chegam, também saem de Fortaleza, o que mudou o perfil de comprador do Estado.

Em 2010, os setores têxtil e de confecções são os mais lucrativos para o braço logístico da empresa, no Ceará.

Com cerca de 13 mil toneladas movimentadas em Fortaleza no ano passado, a TAM Cargo aumentou, neste ano, o investimento em dois dos setores mais lucrativos para a empresa no Ceará: o têxtil e o de confecções. Atualmente, do montante transportados pela empresa no Estado, 25% correspondem a esses tipos de produtos.

"O mercado cearense nos dá índices extremamente positivos. Para se ter uma ideia, crescemos 18% entre 2009 e 2010 no transporte de mercadorias no Estado", afirma o diretor da empresa, Carlos Amodeo.

Ele informa ainda que, em peso transportado na estrutura aérea brasileira, a Capital cearense é a quinta base de movimentação da TAM Cargo.

"Isso reflete a importância da base de Fortaleza para nós", ressalta o diretor.

Ao todo, o braço logístico da TAM conta com mais de 350 aeronaves e oferece coleta em mais de 400 cidades.

Entre os principais mercados de movimentação de produtos pela companhia aérea no País, São Paulo, Manaus, Brasília e Recife, respectivamente, estão acima de Fortaleza.

Outro destaque

Acima dos têxteis e das confecções em montante transportado pela TAM Cargo está também o mercado de perecíveis, o qual, de acordo com o diretor da empresa, chega a alcançar 35% das 13 mil toneladas movimentadas ao longo de 2010.

"Este setor é basicamente voltado para exportação, principalmente, de pescados e frutas", conta Amodeo. Por dia, 36 voos da TAM Cargo passam por Fortaleza para dar conta da demanda contratada para os transportes.

"De Fortaleza partem voos para todo o Brasil. E as exportações, especialmente, são enviadas para São Paulo, de onde partem para Estados Unidos, Europa e Ásia".

Balança

A postura local de envio de material para outras partes do Brasil e para o exterior também foi alterada nos últimos anos, de acordo com dados apontados pela empresa de transportes.

"Historicamente o Nordeste era um comprador. Hoje, não é mais", avalia Amodeo revelando que "a balança comercial (da TAM Cargo) é exatamente 50%", ou seja, das 13 mil toneladas movimentadas no Estado, a quantidade de produtos que chega ao Ceará pela empresa de transporte aéreo é a mesma quantidade de mercadorias que são enviadas.

E aterrissando no Estado pela empresa, estão peças automotivas, medicamentos, aparelhos eletrônicos, vestuário e perecíveis, "principalmente bebidas lácteas".

INCREMENTO

18%

Foi a expansão da movimentação de mercadorias pela TAM Cargo no mercado cearense em 2010 em relação a 2009. Atualmente, Fortaleza é a quinta base da empresa no Brasil

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=977729

Nenhum comentário:

Postar um comentário