terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bermudas Anticelulites estão na Moda, mas "Não Fazem Milagres"

Bermudas anticelulite prometem reduzir os furinhos indesejáveis com o mínimo esforço
Além dos procedimentos com alta tecnologia, realizados nas clínicas de estética, e dos cosméticos – velhos conhecidos – as mulheres agora contam com um novo aliado contra a celulite: as bermudas desenvolvidas para auxiliar os tratamentos desse problema normalmente aterrorizante para as mulheres.

Nos últimos três meses houve uma verdadeira revolução na indústria. Cerca de 85% das marcas de lingerie e roupa íntima que investiram nesse tipo de produto lançaram seus modelos – que variam entre bermudas, corsários e leggings. No entanto, diante de uma alternativa que promete mudança sem esforço, é impossível não questionar: Será que funciona mesmo? Essa é a pergunta que vem à cabeça quando estamos na loja, a um passo de investir o dinheiro em algo tão novo e, para muitos, completamente desconhecido.

Para esclarecer o dilema, UOL Estilo ouviu a opinião de três dermatologistas – especialidade médica que geralmente trata dos indesejáveis furinhos, que comprometem tanto a estética.
Entenda como funcionam as bermudas anticelulite
Mecanismo de ação
Essas bermudas, assim como as corsários e calças leggings com mesmo efeito, prometem agir basicamente através da oclusão (manter a região coberta potencializa o efeito do tecido e de cremes que devem ser passados antes) e ação lipolítica (queima de gordura) e da ação drenante (estímulo da circulação local), por conta de uma tecnologia do tecido, que absorve o calor do corpo mandando-o de volta à pele na forma de raios infravermelhos – esses raios estimulam a circulação local favorecendo a queima de gordura e, consequentemente, melhorando os sinais de celulite.

Mas parece que não é tão simples assim, trata-se de um mecanismo complexo. “A celulite é um problema que se instala no subcutâneo, uma camada mais profunda. E o grande desafio de qualquer tratamento é justamente a penetração dos ativos a esse nível. E não há pesquisas científicas que mostrem que as bermudas conseguem fazer esse transporte”,alerta a dermatologista Daniela Nunes, diretora da Clínica Slim Clinique, do Rio de Janeiro.
Entendendo o tecido
Os fabricantes garantem que o tecido contém tecnologia e ativos que auxiliam melhorando a circulação no local. “Essa melhora é momentânea, ocorre apenas durante o tempo de uso, mas não significa que trará resultados a longo prazo. A bermuda não faz milagres, o pilar do tratamento é controle de peso, atividade física e tratamento com radiofrequência e ultrasom”, esclarece o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo.

“Esse tipo de bermuda potencializa a microcirculação principalmente durante uma atividade física, o que auxilia a queima de gordura. Mas mesmo durante o exercício é discreto o resultado, em uma escala de 0 a 10, o efeito chega a 2, no máximo”, acredita o dermatologista Marcelo Bellini, diretor da Clínica Corpo em Evidência, de São Paulo, e membro da Academia Americana de Dermatologia.
A oclusão
Mesmo sendo um procedimento clássico da dermatologia, para potencializar o efeito de tratamentos tópicos, a oclusão (recurso usado para cobrir a região tratada para melhorar a absorção dos princípios ativos), ainda divide a opinião dos especialistas. “Utilizar a bermuda após a aplicação de formulações contendo cafeína, silício orgânico, tiratricol, lipocidina e flavonóides – ativos presentes nos cosméticos que previnem e amenizam a celulite – certamente vai favorecer a penetração dessas substâncias. Mas, claro, cremes e bermuda funcionam apenas como auxiliares no tratamento da celulite leve, como os graus 1 e 2. E mesmo assim precisam ser associados a dieta e atividade física regular”, ressalta Bellini.

“Se a simples oclusão fosse algo importante, bastaria andar com um plástico de PVC no abdômen. A oclusão causa uma transpiração excessiva com perda de água e não de gordura”, destaca Daniela Nunes. “Para potencializar a ação dos cremes lipolíticos e melhorar a penetração na pele recomendo uma esfoliação antes de aplicar o cosmético e depois, uma oclusão com uma bermuda de compressão leve, que pode ser simplesmente modeladora”, relata Jardis Volpe.
O calor
Como já foi dito, as bermudas anticelulite prometem utilizar o calor do próprio corpo, através da tecnologia do tecido, e devolvê-lo à pele na forma de raios infravermelhos, que têm o poder de amenizar os sintomas da celulite, por estimular a circulação favorecendo a queima gordura e reduzindo medidas, além de trazer alívio muscular. “O calor causa vasodilatação e aumenta a circulação, melhorando a falta de oxigenação, já que a pele com celulite tem menos oxigênio. Mas daí a dizer que esse calor quebra gordura, isso não tem comprovação científica”, ressalta Jardis Volpe. Concorda com o colega, a dermatologista Daniela Nunes. “Não acredito no potencial de queima de gordura através do tecido. O processo de acelerar o metabolismo é complexo e, na prática, difícil de perceber com redução de medidas significativas”, diz a médica.
Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informou por meio de resolução, que as propriedades térmicas dosfios têxteis – utilizados para a confecção das bermudas – com registro na Anvisa, devem ter efeitos concretos de embelezamento, correção estética ou terapêuticos. O mesmo vale para os produtos finais, confeccionados com esses fios (no caso, as bermudas propriamente ditas) - a Anvisa avalia os requisitos essenciais de segurança e eficácia, que são comprovados pelo fabricante, e só registra o produto diante de comprovação de tudo que é prometido.
 
Foto 1 de 6 - Bermuda Alta Anatômica com Abertura, Hope. É modeladora, tem cintura alta e presilhas reguladoras que podem ser presas ao sutiã dando maior conforto e segurança. Tem modelo anatômico e abertura inferior. O reforço das laterais e da barriga é feito com um fio inteligente, que absorve o calor do corpo, que é refletido sob forma de raios infravermelhos, o que promove a bioestimulação do metabolismo reduzindo os sinais de celulite e a fadiga muscular.
 
Foto 2 de 6 - Invel Actiive Shorts (anticelulite). Esta marca foi a pioneira no segmento, reinando sozinha durante seis anos no mercado brasileiro. Sua tecnologia promete atuar como coadjuvante no combate à celulite localizada, de graus 2 e 3, conforme escala Curri, melhorando o aspecto da pele. Para isso é preciso usar 8 horas diárias, por 60 dias. O tecido contém um mineral inorgânico, com alto grau de pureza, que garante a irradiação do infravermelho longo de forma segura e eficaz, o que lhe permite melhorar a microcirculação sanguínea, reduzindo a celulite, pois o local terá mais oxigenação e aumento da circulação de sangue de forma homogênea. Tem validade de 24 meses, a partir do primeiro dia de uso. Esses benefícios foram comprovados em teste com mulheres que utilizaram o produto durante um período e carga horária diária, recomendados pelo fabricante
 
Foto 3 de 6 - Bermuda Redutora, Trifil. Confeccionada com um fio especial que contém cristais bioativos - essas partículas absorvem o calor do corpo que retorna à pele em forma de raios infravermelhos longos. Essa tecnologia permitiu o desenvolvimento de peças sem costura capazes de diminuir os sinais de celulite, reduzindo as medidas e melhorando a aparência da pele. As peças são suaves e discretas sob a roupa. Os benefícios prometidos foram comprovados em teste com mulheres que utilizaram o produto durante um período e carga horária diária, recomendados pelo fabricante.
 
Foto 4 de 6 - Bermuda Alta com Alça Slim, Lupo. Confeccionada com um fio especial de microfibra de poliamida que contém cristais bioativos em seu DNA, a marca promete reduzir até um grau da celulite, conforme escala Curri, em 60 dias de uso, desde que seja usada por seis horas diárias, no mínimo. O calor do corpo entra em contato com o tecido que emana cristais bioativos. Assim, o calor é devolvido ao corpo na forma de raios infravermelhos longos, ativando a microcirculação e diminuindo os sinais da celulite.
 
Foto 5 de 6 - Bermuda Alta Biofir Scala. Confeccionada sem costura e com um fio especial que contém cristais bioativos. Esses cristais absorvem o calor do corpo mandando-o de volta em forma de raios infravermelhos. A marca promete melhorar o aspecto da celulite através da microcirculação local e drenagem das células, que é resultado da ação do infravermelho. Esses benefícios foram comprovados em teste com mulheres que utilizaram o produto durante um período e carga horária diária, recomendado pelo fabricante
 
Foto 6 de 6 - Bermuda Corsário Biomoderna, Cinta Moderna. É modeladora e confeccionada com o mínimo de costura para não marcar o corpo. Seu tecido, de média compressão, permite alta capacidade de respiração e sensação de frescor e bem-estar. Além de ter propriedades bioestimulantes, o que significa ter efeito de estimular uma drenagem local, que é justamente o que favorece a redução dos sinais da celulite

Fonte:|http://estilo.uol.com.br/beleza/ultimas-noticias/redacao/2011/09/27...

2 comentários:

  1. Tenho recebido elogios de minhas clientes que estão usando a Bermuda Anticelulite da Kenko Patto. Essa é 04 vezes mais potente porque usa photon platina no lugar da biocerâmica. Vale a pena dar uma olhada no http://www.conforsoft.com.br/kenko-patto/produtos/bermuda-anticelulite

    ResponderExcluir
  2. Conheço bastante pessoas que usam e elogiam muito, fica a dica do site sobre as Bermudas Anticelulite http://bermuda-anticelulite.com

    ResponderExcluir