quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Meritocracia é tema de palestra em Blumenau. Evento é realizado pela Ágil Gestão Empresarial




Os resultados da metodologia
desenvolvida pela
Ágil Gestão Empresarial
1
Equilíbrio na relação entre remuneração e desempenho. Aplica-se uma justiça interna que atrai e retém talentos e estimula o melhor desempenho individual.
2
Superação dos resultados dos negócios e de seus gestores. Ocorre um maior comprometimento, com ganhos em produtividade e lucratividade.
3
Melhoria na qualidade e satisfação dos clientes. Os produtos e serviços passam a funcionar como fonte de sustentação dos negócios.
4
Comunicação eficaz das metas, estratégias e indicadores de desempenho do negócio.
5
Redução dos custos fixos da folha. Distribuição de bônus e participação em resultados permite recompensar pessoas sem aumentar encargos.
6
Aprimoramento do plano de carreira e sucessão.
Resultados positivos nos negócios, melhoria na comunicação de metas e estratégias, maior qualidade e aumento da satisfação dos clientes. Estas são algumas das vantagens que as empresas recebem com a adoção da meritocracia, conceito que vem ganhando a atenção do mercado. Mas para que ela dê resultados efetivos, é preciso empregar metodologias corretas e confiáveis em sua aplicação. E é com esse objetivo que a Ágil Gestão Empresarial promove a palestra Meritocracia – Gestão de Metas e Avaliação 360. A empresa é especialista no assunto e desenvolveu até mesmo um software próprio para implantação e gestão de processos de meritocracia.
O evento acontece dia 4 de outubro, na Associação Empresarial de Blumenau (Acib), das 19h às 20h30min (Rua Ingo Hering, 20 – Centro). A palestra é gratuita e voltada a diretores, gerentes, profissionais de RH ou que estejam envolvidos na tomada de decisão das organizações.

A
palestra será ministrada por Sérgio da Costa, graduado em direito com especialização em O&M e Finanças. Sérgio possui 35 anos de experiências nas áreas de TI, Gestão Administrativa, Gestão Hospitalar, Recursos Humanos, Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Produtividade. O evento também conta com a participação de Ernesto Augusto Ferreira, graduado em Administração de Empresas e em Direito, com especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Há 35 anos atua na gestão de Recursos Humanos, participando em atividades de desenvolvimento organizacional e processos de aquisição e fusão em instituições financeiras e empresas multinacionais.
APLICAÇÃOA meritocracia, de acordo com os palestrantes, é um modelo de gestão que busca reconhecer e remunerar o desempenho dos colaboradores com base no resultado da empresa e no atingimento das metas individuais. Assim, forma-se um maior comprometimento, a motivação por resultados aumenta e os colaboradores acabam aprimorando o auto desempenho. Empresas de todos os portes e de qualquer ramo de atividade podem adotar a meritocracia, desde que tenham um interesse em compartilhar objetivos e metas e em gerenciar por resultado.

Os palestrantes são diretores da Ágil Gestão Empresarial, empresa que desenvolveu um software próprio para a implantação e acompanhamento dos processos de implementação da meritocracia junto a clientes. Denominado Maxsólis, o sistema auxilia na revisão de métricas, posições de estrutura funcionais e hierárquicas e mensura a eficácia das ações executadas.
Com a ferramenta é possível interagir e acompanhar os objetivos traçados pela corporação para as áreas específicas de cada negócio, mensurar o potencial de cada colaborador por meio de uma avaliação de competências estruturada e gerar informações para estruturar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
A metodologia utilizada pela Ágil leva em consideração tanto o desempenho quantitativo, que envolve as metas e objetivos a serem alcançados pela instituição, quanto o desempenho qualitativo, que se refere à melhoria dos resultados individuais de cada colaborador. “A remuneração proporcional ao desenvolvimento é um atrativo para novos colaboradores, além de reter antigos colaboradores, uma vez que eles se motivam com a possibilidade de crescer dentro da empresa”, afirma Sérgio.

Carlos Tonet/Noticenter
Ernesto Ferreira e Sérgio da Costa: meritocracia traz melhoras no resutado e maior motivação interna
A metodologia da Ágil ainda leva em conta dois tipos de meta: a comum e a compartilhada. “A meta comum é a que une toda a organização. Índice de satisfação e segurança, por exemplo, devem ser uma preocupação de todos. Já a meta compartilhada envolve duas áreas, geralmente produção e comercial. A produção deve atender à demanda que o comercial vende, assim como o comercial deve alcançar o número de vendas proporcional ao volume de produção”, esclarece Sérgio.
CUIDADOSPara que a metodologia dê resultados positivos no menor tempo possível, os profissionais alertam que é necessário ter transparência em todos os níveis da empresa. O feedback dado ao colaborador também conta muito e deve ser o mais honesto possível. “Se o colaborador não alcança os resultados esperados, ele deve saber qual é sua deficiência para aprimorar seu desempenho. Se o feedback é honesto, o colaborador saberá porque recebeu mais ou menos”, aponta Ernesto.
RESULTADOSAinda conforme Sérgio e Ernesto, a meritocracia, quando bem planejada, começa a dar resultados já no segundo ano de aplicação. “O primeiro ano geralmente é tido como o afinamento das metas. A empresa procura a melhor maneira de como traçar as metas, remunerar e avaliar. No segundo ano é que começam a aparecer as melhorias e no terceiro ano a metodologia já está bem sedimentada”, expõe Sérgio.
“A meritocracia está crescendo entre as organizações. Até prefeituras e órgãos públicos estão começando a utilizá-la. Já trabalhei com instituições financeiras e mineradoras multinacionais. A pouco tempo, uma instituição financeira que adotou a meritocracia obteve um aumento de 20% nos lucros antes de completar dois anos de aplicação”, revela Ernesto.
Quanto aos resultados, Sérgio afirma que a meritocracia garante melhorias no desempenho, na motivação e na integração. “É comum os empresários, à primeira vista, acreditarem que a meritocracia é difícil de ser aplicada e mal avaliada. Mas é comprovado que a metodologia traz melhoras no resultado, maior motivação interna e espírito de equipe”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário