segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como potencializar a sua venda


Aprenda como vender mais e melhor e transformar seus clientes em parceiros

Cédulas de 100 reais
São Paulo – Vender é crucial para praticamente todas as empresas. No comércio, em específico, a movimentação de mercadorias define muito bem o desempenho do negócio, e estoque parado acaba virando prejuízo. Por isso, mais do que investir em estratégias mirabolantes de marketing, é essencial estar preparado para vender e fazer um trabalho de fidelização da clientela.
Clientes mais satisfeitos viram parceiros e levam a imagem da sua marca para amigos e familiares, o famoso boca a boca. Veja a seguir cinco dicas para potencializar de vez as vendas da suapequena empresa.


1. Venda mais e melhor
Para vender mais e melhor, é preciso gostar de lidar com o cliente e entender as necessidades dele. Não precisa nem falar da importância do bom atendimento, aquele que é educado, cordial, bem feito e que traz benefícios para a empresa. Outra dica é nunca mentir para o cliente. Ele pode acabar descobrindo e cortar o vínculo com a sua empresa.


2. Fidelize os clientes
Tornar um cliente fiel é um desafio para muitas empresas. Apesar de não existir uma fórmula científica para isso, é possível ter ações para que eles voltem sempre. Conhecer o cliente é fundamental e pode ser feito através dos dados básicos, como nome e histórico de compras. Além disso, acompanhe as críticas e tente melhorar para que o consumidor perceba como ele é importante para sua empresa.


3. Organize-se
Principalmente em épocas de pico de vendas, como Natal e datas comemorativas, as pequenas empresas devem se preparar para evitar o caos.
Uma dica importante é manter o estoque organizado, o que agiliza o trabalho dos vendedores. Além disso, reforce a quantidade de atendentes nos caixas e tenha sempre uma máquina de cartão extra para evitar perder vendas.


4. Tenha clientes mais felizes
Um cliente satisfeito com o seu produto faz propaganda de graça da sua empresa. Ou seja, ele curte sua página no Facebook, recomenda para amigos e conta sua experiência positiva de compra para mais gente. Para ter clientes mais felizes, fique atento aos detalhes. Um pequeno deslize pode comprometer a satisfação do consumidor.


5. Tenha uma boa equipe
Um time de vendedores e atendentes bem preparado pode ser a chave para o sucesso nas vendas. O desafio é encontrar e reter os bons talentos. Para ter uma boa equipe de vendas, garanta um salário fixo além das comissões e ofereça benefícios adicionais, como um plano odontológico. Outro fator importante é atualizar frequentemente a agenda de cursos e treinamentos.


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário