quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quanto Custa o seu Estoque?


"As pessoas de sucesso simplesmente deram um passo a mais das que desistiram"
recebido pela internet

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis?
Vamos refletir sobre os estoques. O que é estoque? São recursos financeiros extraídos do caixa da empresa com o objetivo de manter uma determinada quantidade de materiais disponíveis para a utilização, sem prejuízo da produção e do prazo de entrega. Quanto maior o estoque, menor serão as dificuldades de cumprir prazos de entregas, mas isto tem um custo. Como se apura o custo dos estoques?
O estoque custa à medida que é necessário tirar dinheiro do caixa para investir nele. Muitas empresas atrasam os pagamentos de seus fornecedores por não terem dinheiro disponível, mas estão com estoques altos. Não ter dinheiro disponível e ter estoque alto significa recorrer ao mercado financeiro, com juros altíssimos, para cumprir obrigações de contas a pagar. Também ter estoques altos e ter dinheiro em caixa significa a má aplicação dos recursos financeiros e perda de oportunidades de ganho no mercado financeiro.
Ter estoques altos se torna mais dispendioso quando o mesmo não é compatível com a necessidade do mercado. Neste caso a empresa é obrigada a comprar materiais que não possui para atender a demanda. Permanecerá com os estoques parados e talvez recorrendo ao mercado financeiro.
Ter estoques altos se torna mais dispendioso quando se trata de produtos perecíveis. Neste caso o dinheiro investido nos estoques pode envelhecer e ser sucateado junto com o estoque.
Ter estoques altos se torna mais dispendioso quando se é necessário manter um galpão maior para armazená-lo e mais funcionários para cuidá-lo.
Ter estoques altos se torna mais dispendioso quando o mesmo está desorganizado e a busca de um determinado material demanda um longo tempo, sendo que muitas vezes o mesmo não é encontrado e a solução é comprar aquilo que não se encontrou, mesmo que se o tenha.
Ter estoques altos se torna mais dispendioso quando o mesmo se torna um alvo fácil de desvios por parte de qualquer funcionário que tenha acesso ao mesmo.
Ter estoques altos se torna mais dispendioso quando se acredita que vendê-lo a um preço baixo é um mau negócio e se paga muito mais com juros de recursos do mercado financeiro.
Ter estoques altos se torna mais dispendioso quando...!!! Enfim, há uma série de situações onde o mesmo se torna inviável. O grande desafio para os Administradores é encontrar o estoque viável. Aquele estoque que seja compatível com a demanda, com a sua manutenção, com o seu negócio, com os prazos de entregas dos fornecedores e clientes e, principalmente, não exija que a sua empresa recorra ao mercado financeiro para pagar as contas do dia a dia, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário