sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Empresa Não Anda Sozinha


A Empresa Não Anda Sozinha

 

 
Não se administra uma empresa com base nas habilidades pessoais, e sim com base em um sistema.
Extraído do livro "Socorro, eu tenho uma empresa"
 

 
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
 
 
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o Administrador se acomoda pensando que o mundo por si só resolverá todos os seus problemas.
Vejam algumas situações interessantes que vivencio com frequência:
 
- “o vendedor não percebe que quanto mais ele vende, mais ele ganha?”. Parece óbvio, mas será que a empresa está fazendo a parte dela em se divulgar, tornar a sua imagem mais forte ou até mesmo se aparecer para o mercado? Quais as condições que a empresa proporciona ao seu vendedor trabalhar? Estas condições o motiva a vender ou a procurar outro emprego?
 
- “...quando comecei, procurei aprender tudo sozinho e quando tinha dúvidas ia buscar as respostas...”. Parece óbvio, mas as pessoas são diferentes, quando o Administrador começou tinha interesses diferentes, seja porque era o proprietário da empresa, seja porque era ambicioso. Será que pequenas atitudes como dizer ao funcionário “se vira” ou contar os seus resultados com ares de arrogância não o afasta mais dos objetivos da empresa?
 
- “Contratei vários profissionais, mas nenhum deles foi capaz de resolver os meus problemas”. Será que os vários profissionais são incompetentes? Será que a empresa não consegue definir exatamente quais são as suas estratégias de planejamento, organização, direção e controle? Lembre que tudo tem um custo ou investimento, é como a melhor tecnologia, ela pode custar mais cara, mas pode resolver. Será que a empresa sabe contratar ou atrair os melhores talentos?
 
- “invisto na pessoa, quando ela começa a dar resultados, vai embora”, confesso que na empresa de quem escreve este artigo há este problema, mas será que o Administrador sabe reter talentos? Será que o Administrador da pequena empresa não deveria tirar proveito desta situação? No meu caso, já aceitei este cenário e me planejei para treinar profissionais e entregar ao mercado, para empresas que oferece mais do que a minha, mas o que procuro fazer é ter uma política de treinamento rápida através de procedimentos sempre revistos e tirar o máximo do profissional que passará uma temporada comigo, de modo que quando este saia, deixe também algo melhorado. Sei que será difícil ficar na praia esperando o dinheiro chegar na minha conta, por isso tenho que "arregaçar as mangas", por a "mão na massa", pensar estrategicamente e trabalhar muito, procuro ir pessoalmente atrás das grandes oportunidades e negócios, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário