terça-feira, 13 de março de 2012

O Poderoso Marketing


"Muitas coisas pequenas se tornaram grandes pelo tipo certo de propaganda."
Mark Twain
 
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
 
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o Administrador não percebe o poder do Marketing. O Marketing e, consequentemente, a marca da empresa, devem ser patrimônios tão importantes quanto as máquinas e pessoas que trabalham em seu empreendimento. Afinal, de nada adianta ter a melhor tecnologia, a equipe mais bem preparada, e não ter uma forma de torná-la conhecida pelo mercado. De que adianta fazer o melhor bolo, se o mercado não sabe?
 
O Marketing é capaz de fazer os consumidores trocarem de aparelhos celulares a cada ano, ou até em menor espaço de tempo, e se sentirem felizes por terem feito isto. Estamos falando de valores superiores a duzentos reais e, em alguns casos, até ultrapassando dois mil reais, enquanto estes mesmos consumidores não se conformam com o aumento de alguns centavos no preço do pãozinho francês.
 
O Marketing é capaz de fazer os consumidores trocarem de carro frequentemente, pagando taxas de juros altas, adquirindo uma série de itens que possam até ser supérfluos como direção hidráulica, cristalização, vidros elétricos, etc., e se endividando por até setenta e dois meses, enquanto estes mesmos consumidores não se conformam com o aumento de alguns centavos no preço do litro de leite.
 
O Marketing é capaz de fazer os consumidores viajarem pelo mundo, pagando em várias parcelas, com forte comprometimento em seus orçamentos, enquanto estes mesmos consumidores não se conformam com o aumento de alguns centavos no preço das passagens do transporte coletivo.
 
O Marketing é capaz de fazer os consumidores comerem em lugares mais caros, às vezes alimentos com forte comprometimento para saúde, por exemplo, frituras, enquanto estes mesmos consumidores não se conformam com o aumento de alguns centavos nos vegetais e frutas nas feiras livres e mercados.
 
O Marketing é capaz de fazer os consumidores se endividarem comprando roupas e calçados das marcas mais caras, com forte impacto em seus orçamentos, às vezes pagando juros pelo financiamento ou cheque especial, enquanto estes mesmos consumidores não se conformam com o aumento de alguns centavos no preço do gás.
 
Não estou afirmando que o gás, transporte coletivo, leite, verduras, vegetais e pãozinho podem aumentar seus preços em alguns centavos, mas gerar uma reflexão do quanto o Marketing é capaz de mudar o comportamento das pessoas para consumir coisas que possam nem ser essenciais em suas vidas. Será que não está na hora de investir um pouco no Marketing do seu produto também?Afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário