Rio - O Sistema Firjan, através do Senai, inaugurou na quarta-feira a Unidade Móvel Confecção de Roupas, a primeira direcionada exclusivamente ao segmento têxtil, localizada no Largo da Carioca, Centro da Cidade. O espaço oferece curso de Operador de Máquina de Costura Industrial, inicialmente, apenas para moradores de comunidades pacificadas. Contando com 28 máquinas de costura de última geração, a unidade capacitará os alunos para atuarem nas mais variadas áreas do setor têxtil.
“Essa oportunidade é muito importante para os moradores das comunidades pacificadas, que irá ajudar não só jovens, como pessoas na terceira idade. Vai qualificar profissionais para inserção no mercado de trabalho, que poderão atuar em diversos ramos do setor de corte e costura”, afirmou Denize Tavares, chefe de Educação Profissional do Senai Laranjeiras, que será responsável por administrar a nova unidade.
A unidade móvel conta com um ambiente de aprendizagem com tecnologia avançada, modelo industrial, e é voltada para cursos de Educação Profissional. O espaço tem 15,40m de comprimento, 2,60m de largura e x 2,70m de altura e ainda possui um avanço lateral de 2,30m. A unidade é toda climatizada, possui lousa digital, projetor multimídia, computador para o professor e acesso para PCD (pessoa com deficiência).
Um das primeiras alunas da nova unidade, Ana Lúcia Medina, 64 anos, moradora do Chapéu Mangueira, resumiu sua expectativa. “Estou aqui em busca de um futuro melhor e essa oportunidade dada pelo Senai é muito especial”, concluiu.
O curso terá carga horária de 240 horas. A unidade já está em funcionamento e tem capacidade para atender 40 alunos diariamente, dividido nos turnos da manhã e tarde, nos horários das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, respectivamente.
O curso deve atender cerca de 40 alunos diariamente | Foto: Divulgação
FONTE:  O DIA