quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Rich Snippets: Como Colocar sua Foto Junto com seu Site nas Buscas do Google

Com certeza, o link do seu site fica muito mais atraente com a sua foto do lado, e isso aumenta consideravalmente as chances de receber um clique do internauta. Mas como colocar a sua foto ao lado do link do seu site nos resultados das buscas no Google. Siga este roteiro passo-a-passo:
1. Crie um Perfil no Google+
A primeira coisa a fazer é criar um perfil no Google+, se é que você ainda não tem. Para criar o seu perfil, acesse o site do Google+  e clique no botão “Inscreva-se”. Depois preencha o formulário de cadastro com os seus dados. Se você já tem uma conta no GMail, YouTube, Orkut ou em qualquer outro serviço do Google, possivelmente poderá usar essa mesma conta para criar o seu perfil no Google+.
2. Coloque uma Foto do seu Rosto no seu Perfil no Google+
O Google usará a foto do seu perfil para exibir ao lado do seu site nos resultados da busca, então você precisa adicionar uma foto do seu rosto no seu perfil do Google+. Para isso, acesse sua conta no Google+ e clique no botão “Perfil”, depois clique no link “Alterar Foto do Perfil”.
Google+ Alterando Foto do Perfil
Na tela seguinte você terá várias opções para definir sua foto, desde fazer um upload até tirar uma foto na hora usando sua webcam. Repare que a sua foto precisa ter pelo menos 250 x 250 pixels para ser aceita.
Agora um detalhe importante: a foto precisa ser do seu rosto. Não tente trapacear colocando uma foto de um produto ou qualquer outro objeto. Isso pode resultar na suspensão do seu perfil no Google+. Eu sei do que estou falando, hehehehehehehehe…..
3. Adicione um Link para o seu Site ou Blog na Seção “Colaborador de” do seu Perfil.
Agora que você já criou o seu perfil no Google+ e colocou sua foto nele, é preciso adicionar um link para o seu site na seção “Colaborador de” do seu Perfil. Para isso, clique no botão “Sobre” do seu perfil e depois clique no botão “Editar perfil”.
Google+ Sobre
Na tela seguinte, role até a seção “Colaborador de” e clique nessa seção.
Google+ Colaborador
Clique no link “Adicionar link personalizado” e adicione o link do site que você quer que apareça com sua foto nas buscas do Google. No campo “Marcador”, digite o texto que deseja para o seu link e no campo “URL” digite o endereço do seu site ou blog. Depois clique no botão “Salvar”.
Google+ Link Colaborador
4. Coloque no seu Site um Link para o seu Perfil no Google+ com o Parâmetro “Author”
Agora você precisa colocar no seu site ou blog um link para o seu perfil no Google+ com o parâmetro “author”. Esse link precisa ser no seguinte formato:
https://plus.google.com/109319758052727500243?rel=author
Apenas substitua o código 109319758052727500243 do link acima pelo seu ID (código identificador) no Google+. Você pode ver o  seu ID na barra de endereço do seu navegador quando estiver acessando seu perfil no Google+.
Esse link deve aparecer preferencialmente em todas as páginas do seu site ou blog. Se você tem um blog, pode colocar o link na seção de Links ou até no rodapé do seu blog com um texto do tipo: “Siga-me no Google+”, ou apenas “Google” ou “Google+”. Não se esqueça de incluir o parâmetro ?rel=author no final do link, caso contrário não fai funcionar.
Google+ Link Author
5. Faça um Teste
Finalmente, você pode testar se o seu trabalho está correto. Para isso, acesse esta Ferramenta de Teste de Rich Snippets do próprio Google e digite o endereço do seu site ou blog no campo “Enter a web page URL…”, depois clique no botão “Previw”.
Rich Snippets Teste Resultado
Se você ver a foto do seu perfil no Google+ ao lado do link do seu site, conforme o exemplo da figura acima, então está tudo certo! Se isso não acontecer você provavelmente fez algo errado e terá de repassar este tutorial para descobrir onde errou.
Observe que o Google não vai apresentar sua foto imediatamente nos resultados das buscas. Pode levar alguns dias ou até semanas para que isso aconteça.

 http://www.kitganhedinheiro.net/b/?a=rich-snippets-colocar-foto-buscas-google/&i=14430


Nenhum comentário:

Postar um comentário